Notícias

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





12/2012

Atividade física faz parte do tratamento contra aids – Projeto Malhar & Viver nas unidades de saúde de São Paulo

No domingo, 2 de dezembro, a equipe do projeto Malhar & Viver, do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, esteve no Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, para divulgar exercícios físicos indicados para pessoas com HIV.

Criado pelo Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo em agosto de 2009, o projeto Malhar & Viver tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas infectadas pelo HIV.

Cerca de 250 pessoas participam desta iniciativa, sendo que 100 delas são acompanhadas regularmente. “A prática de exercícios físicos é indicada três vezes por semana com duração de até 50 minutos, e sempre com avaliações periódicas”, diz Fernanda Soares Batista, coordenadora do projeto. “Com isso, observamos a diminuição ou o aumento de circunferências, conforme o desejo do aluno, e muitos nos relatam melhorias no sono e na autoestima”, conta ela.

Thiago Cardoso, coordenador técnico do projeto, explica que as atividades praticadas e a intensidade dos exercícios são decididas em conjunto, por pacientes e professores, conforme o objetivo físico a ser alcançado e a situação do sistema imune do paciente, medida pela contagem de CD4 (células de defesa do organismo) e pela quantidade de carga viral no sangue.

O assistente de coordenação do Programa Municipal, José Roberto Pereira, conhecido por Betinho, esclarece que, apesar da terapia antirretroviral proporcionar maior qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV, o uso prolongado de medicamentos e o próprio vírus trouxeram efeitos adversos, como alterações cardiovasculares e lipodistrofias (aumento ou diminuição de gordura em partes específicas do corpo). Por isso, a importância da prática da atividade física. “Hoje o esporte faz parte do tratamento, assim como os medicamentos”, diz Betinho.

Oito unidades da Rede Municipal Especializada em DST/Aids oferecem espaços específicos para a realização de atividades físicas com a orientação de professores. Veja a seguir.

Unidades de saúde da cidade de São Paulo com o projeto Malhar & Viver

SAE DST/Aids Alexandre Kalil Yazbeck (Ceci): Av. Ceci, 2235 – Jabaquara. Tel.:2276.9716

CR DST/Aids Penha: Pça Nossa Senhora da Penha, 55 – Penha. Tel.:2092-4020

CR DST/Aids Santo Amaro: Rua Carlos Gomes, 695 – Santo Amaro. Tel.:5524-3032

SAE DST/Aids Betinho: Av. Arquiteto Vilanova Artigas, 515 – Sapopemba. Tel.:2704-3341

SAE DST/Aids Butantã: Av. Corifeu de Azevedo Marques, 3596 – Butantã. Tel.:3768-1523

SAE DST/Aids Campos Elíseos: Alameda Cleveland, 374 – Centro. Tel.:3331-1317

SAE DST/Aids Ipiranga: Rua Gonçalves Ledo, 606 Ipiranga. Tel.:2273-5073

SAE DST/Aids Jardim Mitsutani: Rua Vitório Emanuel Rossi, 97 – Jd. Bom Refúgio. Tel.:5841.5376

Notícia realizada a partir de matéria de Lucas Bonanno, da Agência de Notícias da Aids

Compartilhe