Notícias

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





08/2013

Encontro Estadual de ONG/Aids do Rio de Janeiro de 7 a 9 de agosto

evento pela viddaSob o tema SUStentabilidade e Participação Social, o 7º encontro estadual de organizações não governamentais que atuam no enfrentamento do HIV/Aids no Rio de Janeiro – 7º EEONG-RJ – acontece no Hotel Novo Mundo, na Praia do Flamengo – Rio, de 07 a 09 de agosto.

Com debates e discussões relacionadas a conjuntura atual da política de controle da epidemia de Aids, o evento é a principal referência estadual na avaliação de esforços e iniciativas das políticas públicas e ações comunitárias na perspectiva da assistência, tratamento, prevenção, promoção e defesa de direitos em HIV e Aids. O Encontro contará com 135 participantes de todas as regiões do Rio de Janeiro e também com observadores de três estados do Brasil e do Distrito Federal (São Paulo, Bahia, Roraima e Brasília), além de observadores e pesquisadores da Argentina, Estados Unidos e da Escócia.

Realizado pela Secretaria Executiva do Fórum de ONG/Aids do Rio de Janeiro através dos Grupos Pela Vidda do Rio de Janeiro e de Niterói e da Associação de Mulheres de Edson Passos, em Mesquita, o 7º EEONG-RJ tem como objetivos: fortalecer iniciativas acerca da efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS); abordar e debater novas estratégias políticas, preventivas, assistenciais, jurídicas e de pesquisas de novas tecnologias para o controle do HIV e Aids; fortalecer redes de cooperação e intercâmbio técnico-político e promover atualização política e temática em HIV e Aids.

Nesta edição, o Encontro terá um espaço de Atualização Temática sobre “Qualidade de vida das Pessoas Vivendo com HIV e Aids (PVHA), SUStentabilidade das Ações Comunitárias e Direitos Humanos em HIV e Aids” e cinco Rodas de Conversas Temáticas e Trabalho em Grupos com vistas ao 6º Encontro Regional Sudeste de ONG/Aids que será realizado de 29 de agosto a 01 de setembro, em Domingos Martins, no Espírito Santo. Também teremos na programação diversas atividades culturais, performances para socialização de iniciativas comunitárias e pesquisas em HIV e Aids e respectivas coinfecções.

Teremos a participação do dr. Fábio Mesquita atual diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, de gestores locais de saúde e dos Programas de DST/Aids do Rio de Janeiro, profissionais convidados e especializados na temática da Aids e representantes das ONG/Aids-RJ (vide programação).

Nossa intenção é dar foco a problemática atual vivenciada com os (des) mandos político-partidários na Política Nacional de Combate a Aids e a precariedade e a falta de investimentos do poder público no Rio de Janeiro na assistência e na saúde integral das PVHA e a falta de mecanismos para viabilizar a participação da sociedade civil nas políticas e nos espaços de Controle Social do SUS.

Em nossa avaliação, estamos vivenciando um momento de desmonte das ações comunitárias e um forte retrocesso do Protagonismo e da Resposta Brasileira de enfrentamento ao HIV e Aids. Temos que reagir, mobilizar e denunciar através do 7º EEONG-RJ:

 “A realidade brasileira é o que chamo de estabilidade vergonhosa. Os números não mudam ao longo dos anos. Desde 2002 temos cerca de 11 mil óbitos por ano. Há mais de 10 anos o número de casos notificados é de aproximadamente 35 mil. É um absurdo pensar que, em pleno século XXI, não tenhamos políticas públicas mais inclusivas e de adesão ao tratamento, assistência digna, leitos e médicos especializados de forma satisfatória na rede pública do SUS”George Gouvêa, vice presidente do Grupo Pela Vidda/RJ (2012).

O 7º EEONG-RJ tem apoio e financiamento da Secretaria Estadual de Saúde através da Gerência Estadual de DST, Aids e Hemoderivados do Rio de Janeiro e só foi possível devido a ampla mobilização do coletivo de ONG/Aids e Redes de PVHA do Fórum de ONG/Aids-RJ que incansavelmente contribuiu e somou esforços para a realização deste Encontro em um cenário e de conjuntura política extremamente desafiadora e excludente das iniciativas comunitárias e sociais.

Em razão do excesso de inscritos não haverá inscrições durante o 7º EEONG-RJ, mas os interessados poderão entrar em lista de espera, caso haja desistências a partir do primeiro dia. Procurar Marcio Villard diretamente na Secretaria do Encontro no Hotel Novo Mundo. Mais informações pelos telefones (21) 98999868, 2518-3993 ou 25181997. A programação completa está disponível em  www.pelavidda.org.br.

Informações do Grupo Pela Vidda / RJ

Compartilhe