Notícias

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





09/2013

Pesquisa internacional mostra que creme antifúngico é eficaz para eliminar HIV nas células

Pesquisa realizada por uma equipe internacional descobriu que o Ciclopirox, um creme antifúngico utilizado em todo o mundo, elimina completamente o HIV em cultura de células, sem registro de retorno após o fim do tratamento. O estudo também descobriu que o Deferiprone, um medicamento sistêmico usado para remover o excesso de ferro do organismo em pessoas que têm beta-talassemia major, tem o mesmo efeito.

Como ambas as drogas já são aprovados para uso em seres humanos (tanto na Europa quanto nos EUA), os pesquisadores acreditam que pesquisas podem encontrar meios de usar essas substâncias para o enfrentamento da aids.

Para evitar a invasão de vírus, as células do nosso corpo encontram uma maneira de se matarem. Quando o sistema imune detecta a presença de um vírus, provoca um processo chamado de apoptose celular, que faz com que células infectadas cometam o suicídio.

Mas o vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem uma maneira de contornar isso: ele desabilita a capacidade da célula hospedeira para cometer suicídio, permitindo-lhe continuar a explorar os recursos da célula para alimentar o seu crescimento e sua disseminação.

Neste novo estudo com o Ciclopirox  e o Deferiprone, os pesquisadores descobriram que as drogas inibem a expressão de certos genes do HIV e limpam as mitocôndrias da célula hospedeira, reativando o processo do suicídio celular.

Outra vantagem dos novos medicamentos é que eles não afetaram as células saudáveis, não infectadas pelo HIV. E, curiosamente, o vírus não se recuperou quando o tratamento foi interrompido.

Fonte Medical News Today

Do site Agencia de Notícias da Aids

Compartilhe