Notícias

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





08/2013

Encontro marca Dia Estadual de Luta contra a Tuberculose no Rio de Janeiro – 6 de agosto – no Hotel Novo Mundo, Praia do Flamengo

TBEm 2007, a Lei 5054 estabeleceu que 06 de agosto seria o Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à tuberculose no Rio de Janeiro. Uma vitória da sociedade civil, dos gestores e dos profissionais de saúde. Uma vitória de toda a comunidade carioca que tem mais um dia no calendário, além do 24 de março, para lembrar que a tuberculose existe, tem cura e precisa ser combatida.

Com uma incidência de 72,3/100.000 habitantes (quase duas vezes a média nacional), o Rio de Janeiro é o estado com a maior taxa de incidência de tuberculose no país. Só em 2011 foram notificados 11.645 casos novos de tuberculose. De trinta e três municípios que notificaram casos de tuberculose, no período de 2009 a 2012, o Rio de Janeiro concentra 50% dos casos registrados, seguido de Duque de Caxias com 17%.

Em vista disso, o Fórum Estadual das ONGs na Luta contra a Tuberculose RJ realizará na próxima terça-feira, 06 de agosto, o IX Encontro Comunitário de Tuberculose no Hotel Novo Mundo – Praia do Flamengo.

O evento é fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ) e tem como objetivo reunir experiências e refletir o atual cenário da doença no estado para fomentar o debate sobre os principais entraves e fortalecer as atividades de mobilização.

Segundo o ativista Carlos Basília, do Observatório da Tuberculose Brasil, é preciso envolver ainda mais a população, gestores, academia e imprensa em ações de mobilização e visibilidade a este grave problema de saúde pública que ainda atinge milhares de brasileiros. “É a partir de ações conjuntas que poderemos reverter a situação que vivemos, principalmente no que diz respeito às populações mais vulneráveis à tuberculose, como os moradores de comunidades empobrecidas, os privados de liberdade, a população que vive em situação de rua e os indígenas”.

Assim, o Encontro Comunitário de Tuberculose busca, entre outras coisas, traçar estratégias coletivas de intervenção e articulação política voltadas à promoção da saúde, melhoria do acesso ao diagnóstico e tratamento, redução do abandono, suporte social, combate ao estigma e à discriminação e a defesa dos direitos humanos das pessoas com tuberculose.

Veja aqui a programação completa.

Serviço

IX  Encontro Comunitário de Tuberculose 

Dia: 06/08/2013

Horário: 9h às 17h

Local: Hotel Novo Mundo – Praia do Flamengo, 20, Flamengo – RJ.

Inscrições no local

Para mais informações:

Fórum ONGs TB/RJ
Roberto Pereira (CEDUS): (21) 9429-4550 – cedusrj@yahoo.com.br

Wanda Lucia Branco (CEDAPS): (21) 8254-4238 – wanda@cedaps.org.br

Carlos Basilia (Observatório Tuberculose Brasil): (21) 9807-6622 – carlosbasilia@yahoo.com.br

PCT – SES/RJ

Endereço: Rua México, 128/la 411, Centro – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Tel/Fax: (21) 2333-3848 Telefone:(21) 2333-3985 / email: tuberculose@saude.rj.gov.br

Compartilhe