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Saber Viver » Saber Viver n.03

03/2000

Vitaminas. Saiba onde encontrá-las

Vitaminas
Saiba onde encontrá-las

Come isto para ficar forte. Quem nunca ouviu esta frase algum dia na vida? Agora, mais do que nunca, é fundamental zelarmos pela nossa alimentação. Para as pessoas soropositivas, algumas vitaminas são mais importantes e devem ser ingeridas com mais freqüência. São as vitaminas A, C, E, D, K e também as do complexo B. O melhor lugar para encontrá-las é nos alimentos como frutas, verduras e vegetais folhosos. A nutricionista Andréa Caputi sugere que, se você ingerir quatro porções de fruta por dia e incluir no almoço e jantar, além do arroz com feijão, legumes e verduras variados, você estará garantindo a sua necessidade diária dessas vitaminas.
Use a tabela abaixo como referência e bom apetite!

Vitamina
Para que serve
Onde encontrar
Dica
A
Para a pele, olhos e sistema imunológico. Melhora a resistência à gripe e outras infecções. Alimentos de cor laranja como: abóbora, cenoura, laranja, e de cor verde escura como: brócolis, couve e espinafre. Se as mãos ficarem com cor alaranjada, você está com excesso de vitamina A. Tome sol, pois isto ajuda o organismo a processá-la.
Conplexo B
(B2, B6, B12,
ácido fólico)
Participam do metabolismo de vários nutrientes e auxiliam o sistema nervoso. Medicamentos como Elavil, AZT, Isoniazida, Bactrim e anti-ácidos (Milanta Plus, Antak, etc.) comprometem os níveis destas vitaminas. Alimentos de origem animal, grãos integrais, feijão, arroz, peixes, frutas e vegetais verdes. Evite consumir carnes cruas devido ao seu alto poder de contaminação pela presença de microorganismos e parasitas (vermes).
C
Ajuda o sistema imunológico. Evita gripes e resfriados. Importante para absorção de ferro. Frutas cítricas. Existe uma quantidade grande na acerola, na laranja, no limão, no morango e no maracujá. A vitamina C se oxida. Ou seja, perde o seu valor nutritivo em contato com a luz. Tome o suco na hora ou coma diretamente a fruta.
D
Importante para absorção de Cálcio. Leite, fígado, peixe e ovos. O sol ativa a Vitamina D. Procure tomá-lo durante a manhã.
E
Esta vitamina incrementa a terapia anti-HIV e a atividade do AZT, além de reduzir a toxicidade da medula óssea causada pelo AZT. O uso desta vitamina, associada à vitamina C, reduz o dano muscular causado pelo AZT. Castanha, amêndoa, óleos vegetais, de peixe e de soja, abacate, vegetais de folhas verdes, grãos integrais e gérmen de trigo. Como alguns alimentos possuem alto teor de gordura, coma-os moderadamente.
K
Ajuda na coagulação do sangue. Em todas as frutas e verduras. Ingerindo pelo menos três ou quatro vezes por dia frutas e colocando nas suas refeições legumes e verduras, o seu organismo estará sendo abastecido por esta vitamina.

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