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Saber Viver » Saber Viver n.08

02/2001

O poder das frutas

Todo mundo já ouviu falar que as frutas são importantes para o organismo. É verdade! As frutas são ricas em minerais, fibras e vitaminas. Para as pessoas soropositivas, inclusive, elas podem auxiliar bastante no combate a alguns problemas causados pelo uso dos medicamentos. “Para conter a diarréia, ingerir frutas que são chamadas de constipantes (que provocam prisão de ventre) é uma ótima saída. As mais conhecidas são a goiaba, a banana prata, a maçã e o caju”, alerta a nutricionista Marlete Pereira da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A banana é uma potência
Além de ser constipante, a banana é rica em potássio. A falta de potássio no organismo acarreta fraqueza muscular, apatia mental e insuficiência cardíaca. Uma outra fonte de potássio é a água de coco. Em dias de verão, troque o refrigerante por uma água de coco ou um suco.

Vitamina C ingerida com cautela
A vitamina C fortalece o sistema imunológico. “Sem dúvida é fundamental que a pessoa com o vírus HIV passe a tomar mais vitamina C. Porém, quem toma Indinavir não deve abusar dessa vitamina. Esse medicamento aumenta a possibilidade da pessoa ter cálculo renal. A vitamina C, em excesso, é eliminada pelo organismo. Mas, para isso, o rim precisa realizar um esforço extra, facilitando também a criação de cálculo renal. Utilize as frutas como fonte de vitamina C. As mais ricas são: açaí, acerola, goiaba, morango, caju e abacaxi.

Prisão de ventre não faz bem
Se você tem medo da diarréia, saiba que ficar muito tempo constipado também pode causar danos à sua saúde. Quem tem prisão de ventre não consegue absorver o cálcio, que é um mineral importante para o fortalecimento da estrutura óssea. Além disso, não elimina toxinas do organismo. Mamão, laranja e ameixa seca, são ótimos para equilibrar o funcionamento do intestino nesses casos. Outra dica para evitar a prisão de ventre é a ingestão diária de bastante líquido, começando por um copo de água gelada em jejum.

A limpeza e utilização das frutas
É fundamental que você limpe bem as frutas. Lave-as tirando a sujeira mais grossa. Deixe-as de molho, por vinte minutos, num litro de água com uma colher de água sanitária. Depois, lave-as bastante com água corrente e guarde-as cobertas por um pano, para evitar que elas fiquem sujas novamente.

A salada de frutas deve ser feita na hora do consumo. Toda fruta quando é cortada perde nutrientes. Evite comer salada de frutas na rua. Não se sabe como e quando ela foi manipulada. Uma infecção intestinal causada por frutas que já passaram do prazo de serem consumidas é muito grave.

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