Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.02

08/2004

A atenção faz a diferença

José Liporage presta atendimento na farmácia do IPEC

O momento da dispensação de medicamentos é uma boa oportunidade para oferecer ao paciente informações importantes sobre o tratamento

O Serviço de Farmácia do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC) é referência no estado do Rio de Janeiro e reconhecido no Brasil e no exterior. Com uma média de 915 pacientes por mês em terapia anti-retroviral e 400 em estudo de medicamentos, a farmácia conta com uma equipe composta por farmacêuticos, técnicos de farmácia, estagiários e funcionários da área administrativa. Segundo o chefe do serviço, José Liporage Teixeira (foto), o diferencial da farmácia é o atendimento humanizado oferecido ao paciente.

O que caracteriza o atendimento ao pa-ciente soropositivo na farmácia do IPEC?
José Liporage: A atenção dada ao paciente. A entrega dos anti-retrovirais, assim como dos outros medicamentos necessários ao tratamento, é acompanhada de orientações sobre horários, doses e vias de administração e sobre as possíveis interações que pode haver entre medicamento/medicamento, medicamento/alimento e medicamento/álcool. Oferecemos folhetos educativos, recipientes para o transporte de medicamentos e disponibilizamos um número de telefone para que o paciente possa tirar dúvidas. Aqueles que demonstram dificuldades cognitivas recebem um atendimento especializado em uma sala apropriada. Por fim, contamos com um serviço de farmacovigilância e de pesquisa clínica muito bem estruturado.

De que forma o serviço de farmacovigilância pode auxiliar o tratamento anti-retroviral?

Identificando e notificando as principais reações adversas dos pacientes causadas pelos anti-retrovirais e fornecendo as orientações cabíveis em cada caso. Graças a este serviço, a lista de medicamentos disponíveis na farmácia foi estendida, alcançando o amplo leque de necessidades do paciente soropositivo.

Você considera importante a troca entre os profissionais de uma mesma unidade?
Sem dúvida. Uma equipe multiprofissional afinada é capaz de atender às demandas do paciente de forma integral.

Que melhora você percebe entre os pacientes soropositivos da sua unidade?
Ao encontrar na farmácia um parceiro para seu tratamento, o paciente melhora a adesão e a qualidade de vida, recupera sua auto-estima e seus valores.

SAIBA + 

Serviço de Farmácia Clinica – IPEC/ FIOCRUZ
22604427/38659518 | 2ª à 6ª de 8:00h às 17:00h
Av Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro
Cep.: 21045-900

farmaclin@ipec.fiocruz.br

Compartilhe