Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.24

06/2008

A hora do adeus

Em seu último número, Solução propõe desafio a leitor

O boletim Solução foi lançado com o objetivo de valorizar o papel do profissional de Farmácia no tratamento dos portadores do vírus da aids. A iniciativa atendeu aos interesses da Saber Viver Comunicação e da divisão de anti-retrovirais do laboratório Abbott, pois ambos gostariam de se comunicar com este grupo.

Quatro anos depois, o laboratório considerou que a publicação já cumpriu seu dever. Com o fim do patrocínio, a equipe da Saber Viver, responsável por esta e outras publicações na área de HIV/aids, agradece os quatro anos de parceria. O laboratório Abbott nos ajudou a atender à demanda de profissionais comprometidos com a excelência dos serviços de Farmácia.

No primeiro número, afirmamos que nosso desafio era estimular o profissional a reconhecer sua importância e a buscar melhores condições para desenvolver seu trabalho. No último número, pedimos a nossos leitores que passem adiante o que lhes transmitimos. Caro leitor, agora o desafio é seu: seja um multiplicador de informação!

Informações sobre medicamentos “Durante esses anos à frente da coluna Na Prateleira, tive oportunidade de informar sobre os anti-retrovirais disponíveis para tratamento através da rede pública de saúde. No Brasil, muitas pessoas que trabalham na dispensação desses medicamentos não são especializadas, por isso é importante que se veiculem as novidades dessa maneira. Considero o Solução uma publicação útil, bonita e bem escrita”. Marília Santini é membro do Conselho Editorial do Solução e médica-infectologista do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz)

Boletim será fonte de consulta “No ano passado, visitei farmácias de diversos estados e pude conferir a importância do Solução no país. Seja no interior ou na capital, do Rio Grande do Sul ao Acre, a informação não chega com facilidade aos profissionais de Farmácia. Assim, o boletim permite uma troca que não seria possível de outra maneira. Apesar de ser dedicado ao dispensador de anti-retrovirais, discute temas como pesquisa clínica, uso racional e assistência farmacêutica. Assim, acaba sendo lido também por farmacêuticos, técnicos e técnicos de outras áreas. Lamento que o Solução deixe de ser publicado, mas tenho certeza de que continuará sendo consultado.” José Liporage Teixeira é membro do conselho editorial do Solução, chefe do Serviço de Farmácia do IPEC/FIOCRUZ, diretor da Fenafar, vice-presidente da ABF e do SINFAERJ.

Boletim é lido em Moçambique “Estou em Moçambique, prestando consultoria para o Ministério da Saúde do país. Aqui, o Solução é um dos instrumentos que uso para mostrar como nós, brasileiros, trabalhamos de forma diversificada. No Brasil, a publicação também me ajuda a orientar e capacitar os profissionais de diversos estados, tantos os farmacêuticos quanto os técnicos e auxiliares. Não acredito que não será mais publicado. É uma grande perda para profissionais e pacientes.” Sérgio Aquino é membro do Conselho Editorial do Solução, enfermeiro e responsável pela logística de anti-retrovirais da Gerência de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Todos os fascículos do SOLUÇÃO em www.saberviver.org.br

Compartilhe