Saber Viver Mulher

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver Edições Especiais » Saber Viver Mulher » Saber Viver Mulher n.02

12/2004

Alimentos que ajudam a fortalecer o organismo

Os chamados “alimentos funcionais” são conhecidos no mundo todo como aqueles que, além de nutrir, são capazes de prevenir doenças. São eles: soja, tomate, cebola, alho, peixe, óleo de peixe, frutas cítricas, semente de linhaça, chá verde e os alimentos que regulam a nossa flora intestinal chamados de prebióticos e probióticos (geralmente encontrados no iogurte). Os “funcionais” já são conhecidos pelos leitores da Sabe Viver. A partir da edição 16, divulgamos uma série destacando o bem que esses alimentos podem fazer para o nosso organismo. Por exemplo, todos possuem componentes que fortalecem o sistema imunológico. Porém, nesta edição da Saber Viver Mulher, a nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), relaciona os alimentos “funcionais” que não podem faltar nas refeições diárias das mulheres. Leia com atenção e bom apetite.

Soja
É capaz de prevenir diversos tipos de câncer, como o de mama. Ela é perfeita para prevenir a osteoporose e minimiza sintomas da menopausa.

Tomate
Assim como a soja, o tomate é capaz de prevenir alguns tipos de câncer, como o de ovário, além do envelhecimento precoce causado pela exposição ao sol. Não perde as propriedades depois de aquecido. Logo, use-o também para molhos e temperos.

Semente de linhaça 
Vem da planta chamada linho. Entre os benefícios que ela pode trazer, ingerindo 10 gramas por dia, reduziremos o risco de câncer, os sinais de menopausa e as tensões pré-menstruais. Ela é encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados. É barata e pode ser usada em pães, bolos, vitaminas e sucos.

Frutas cítricas 
Laranja, limão e acerola protegem contra o envelhecimento das células, previne contra certos tipos de câncer, ataque cardíaco, doenças pulmonares e derrame cerebral.

Chá verde
Diminui a possibilidade de infarto e de câncer de ovário.

Vitaminas de frutas com iogurte

Ingredientes:
1 copo de iogurte natural ou
2 colheres de sopa de extrato de soja mais um copo de água
1 fatia de mamão
1 maçã
1 banana
1 colher de sopa de aveia
1 colher de sobremesa de semente de linhaça
melaço de cana para adoçar
1 colher de sopa de granola

Modo de preparar:
• Bata as frutas com iogurte ou extrato de soja no liquidificador. Acrescente a aveia, a linhaça, o melaço e bata mais um pouco. Sirva imediatamente com granola.

Compartilhe