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Saber Viver » Saber Viver n.29

08/2004

Alimentos que fazem bem para a alma

Algumas pessoas, quando sentem fome, ficam com mau-humor e até deprimidas. Outras, quando comem determinados alimentos, sentem tristeza e melancolia. Essas reações demonstram como o alimento pode ajudar (ou atrapalhar) a nossa saúde psicológica.

Cientistas americanos descobriram recentemente que dietas que limitam o consumo de carboidratos podem aumentar o mau-humor e até causar depressão. A pesquisa do Instituto de Massachusetts (EUA) afirma que os carboidratos estimulam uma substância química cerebral chamada serotonina e estão sendo considerados como “tranquilizantes naturais”.

 Alimentos coloridos

Para a nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ), a associação entre uma alimentação equilibrada e os sentimentos é direta: “O aparelho digestivo tem uma ligação direta com o emocional. É comum vermos pessoas que têm diarréia quando estão nervosas. A serotonina, encontrada em alguns alimentos, está sendo muito pesquisada por seus efeitos anti-depressivos”. Para a nutricionista, a alternativa para tornar o alimento um aliado ao bem-estar é manter um equilíbrio nas refeições: “Alimentos coloridos como vegetais e frutas são fundamentais. Suas refeições devem ser apetitosas para os olhos, cheirosas para o olfato e saborosas no paladar”.

 

Anote o que comeu

Uma boa maneira de você começar a perceber as mudanças de comportamento que os alimentos podem gerar é anotar o que comeu, onde e a que horas. Esta dica está na cartilha Nutrição Positiva, da nutricionista Eliane Siqueira Gonçalves, editada pela ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids). A cartilha orienta as pessoas a terem horários fixos para as refeições e a escolherem alimentos variados, coloridos e apetitosos como estratégia para evitar a depressão. Para o estresse, a publicação sugere realizar seis refeições diárias e tentar relaxar durante esses momentos. Caso você perceba alguma alteração grave em seu estado físico e mental, procure seu médico e seu nutricionista.

Alguns alimentos que ajudam os sentimentos

Proteínas que dão alegria Peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leite e iogurtes desnatados, queijos magros e tofu (queijo de soja)

Ácido fólico contra a depressão Espinafre, feijão branco, laranja, maçã e soja

Vitamina B6 melhora o humor Frango, gergelim, banana, atum, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e semente de gergelim

Cálcio: ossos forte, dentes bonitos e bom-humor Leite, iogurtes desnatados e queijos magros

Magnésio afasta a depressão, produz energia e ajuda o coração Soja, caju, tomate, espinafre, aveia e arroz integral

Selênio evita depressão, irritação e ansiedade Castanha do Pará, nozes, trigo integral, semente de girassol

Ômega 3 diminui a depressão Atum, salmão, bacalhau, arenque, sardinha, óleos de peixe e semente de linhaça

Pimenta vermelha melhora o ânimo Sem abusos, a pimenta ajuda a liberar adrenalina, substância que melhora o ânimo de pessoas deprimidas

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