Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.06

04/2005

Apoio da equipe de farmácia tranqüiliza o paciente

Crise de desabastecimento de anti-retrovirais gerou insegurança nos
pacientes e maior demanda de trabalho nas farmácias

O Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids de São Paulo é um modelo a ser seguido. Contando com uma equipe de saúde multidisciplinar onde a troca de informações é uma constante, o CRT oferece ao paciente um atendimento integral e de qualidade. O resultado é a satisfação do usuário e seu reconhecimento pelo trabalho realizado, como conta Wedja Sparinger, farmacêutica que dirige a farmácia do CRT há dez anos.

Quais são os números da farmácia?
Wedja Sparinger: Temos aproximadamente 5000 pacientes cadastrados
no Siclom (Sistema informatizado de controle logístico de medicamentos) e atendemos cerca de 250 pacientes por dia para a retirada de anti-retrovirais. A equipe é composta por 19 funcionários e a farmácia possui 500 itens padronizados.

Quais são as vantagens do sistema informatizado?
Com ele controlamos o estoque de medicamentos e conseguimos otimizar o trabalho. Outra vantagem é que, ao cadastrar o paciente no sistema, sei o que ele está tomando e posso fazer um levantamento, em caso dúvida.

Como reage o paciente diante do fracionamento dos medicamentos?
O paciente fica inseguro em relação ao tratamento, com medo de interrompê- lo. Por isso, pergunta muito se vai haver medicamento, o que vai acontecer….mas geralmente entende a nossa situação e fica tranqüilo com a gente. Além disso, com o fracionamento de medicamentos, o paciente precisa vir mais de uma vez por mês à instituição, o que aumenta seu custo com o transporte.

Qual o reflexo da crise de desabastecimento de anti-retrovirais na farmácia?
Para a farmácia é um momento de demanda de trabalho. Antes, eu controlava o estoque a cada 10, 15 dias. Ultimamente, esta passou a ser uma atividade diária. Temos que fracionar os anti-retrovirais de forma que todos os pacientes sejam bem atendidos até a reposição de estoque.

SAIBA + 
FARMÁCIA DO CRT
De 2. a 6., das 8 às 21h
Rua Santa Cruz, n. 81 | São Paulo – SP
Tel.: (11) 5087-9826
wedja@crt.saude.sp.gov.br

Compartilhe