Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.38

12/2006

Aproveite as festas de final de ano de forma saudável

Todo mundo já fez uma promessa de fim de ano: “prometo começar uma dieta, fazer mais exercícios…”. Mas o médico nutrólogo João Curvo dá uma dica: nada de promessas que envolvam dietas nesses dias de festa. Com o foco na saúde, o especialista em bem-estar dá dicas preciosas de como aproveitar os festejos de final de ano e entrar em 2007 com o pé direito e o organismo fortalecido.

SV: Dê uma dica especial para aproveitar as comidas de final de ano sem sentir os efeitos do dia seguinte ou ganhar peso?
JC- O importante é comer com prazer e sem extrapolar. Um pouco de cada e não repetir o prato. Na hora da sobremesa, faça um prato pequeno, mas experimente vários pedacinhos. Comer demais deixa a barriga pesada, e isso deve ser evitado.

SV: Para começar o dia, depois da ceia, qual o cardápio ideal?
Para o soropositivo, ou para o adolescente, eu indico começar com uma desintoxicação: comer frutas da estação, como laranja, banana, ou uma salada de frutas. Uma xícara de granola ou cereais também será muito bem-vinda.

SV: E no decorrer do dia, como deve ser a alimentação?
Pessoas com o peso normal devem optar, nos intervalos das principais refeições, por um suco de melancia ou de abacaxi, que são ótimos. É importante lembrar que o organismo precisa de um pouco de açúcar para refazer a energia. Essas frutas ajudam a recuperar o fígado e o aparelho digestivo. Sugiro também que, no almoço, a escolha seja uma salada de folhas verdes e tomates. Pode acrescentar brócolis ou couve-flor. Quando se come na rua, prefira os vegetais (ou legumes cozidos).

SV: E para quem bebeu além da conta?
Primeiro, nunca beba demais. A ressaca do dia seguinte não compensa. E apesar de todo mundo sempre pedir uma dica milagrosa para curar o enjoo, isso não existe. Não adianta deixar de comer. Se estiver enjoado, tome uma sopa ou uma canja de galinha. Pode acrescentar uma torrada e até um chazinho de erva doce.

SV: E como repor o sono perdido?
O sono é essencial para reparar as energias. Para voltar à normalidade, durma de seis a oito horas seguidas. Dormir um pouquinho com intervalos não adianta e só acumula o cansaço.

SV: Qual é o conselho para o leitor que quer uma vida mais saudável em 2007?
Tenha mais atenção com seu próprio corpo porque ele é a sede da nossa energia. Cuidar da matéria é imprescindível para a felicidade.

Feliz 2007. SV

 

Compartilhe