Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.21

04/2003

Aproveite bem os alimentos

Não jogue talos e folhas no lixo. Eles podem tornar uma refeição nutritiva e muito saborosa

Ter uma boa alimentação nem sempre significa gastar muito dinheiro. Com criatividade e informação é possível melhorar, e muito, uma refeição diária utilizando parte dos alimentos que, infelizmente, a maioria das pessoas tem o hábito de desperdiçar. A nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ), fica muito triste ao constar que o lixo dos brasileiros é um dos mais ricos do mundo: “Em um país onde a fome é um dos maiores problemas, os brasileiros não sabem aproveitar o que alguns alimentos têm de melhor”. Um dos exemplos acontece no consumo da beterraba. Este legume é famoso por ser rico em ferro mas as suas folhas são ainda mais nutritivas que a própria beterraba. Elas podem ser incluídas na sopa, no arroz ou suflê. Outro exemplo comum é o brócolis, rico em cálcio. “As suas folhas e talos são mais nutritivos que as flores do brócolis e ficam deliciosos quando cozidos junto com o arroz ou colocados em sopas”, sugere a nutricionista, lembrando de outros exemplos, como as folhas da cenoura e do nabo, que também são bastante nutritivas e podem ser usadas da mesma forma, assim como as cascas de chuchu cortas bem finas.

Cuidado ao cortar os alimentos
Outra dica importante é ter cuidado ao cortar os alimentos: “Muitas pessoas, quando descascam os legumes e frutas, cortam junto boa parte do alimento, principalmente quando estão cortando em grande quantidade. Muitos nutrientes dos alimentos ficam junto à casca. Logo, o ideal é cortar a casca bem fina, evitando assim o desperdício”, alerta Marlete. Outra dica importante da nutricionista para aproveitar todas as vitaminas e minerais que esses alimentos podem nos dar: eles devem ser cozidos com pouca água ou no vapor e não devem ser cortados em pedaços muito pequenos.

Quando você for preparar alguma refeição com esses alimentos crus, não deixe de colocá-los de molho em 1 litro de água misturado com uma colher de sopa de água sanitária para eliminar qualquer microorganismo.
As cascas de frutas como laranja, banana e abacate podem ser aproveitados para doces e geléias. Elas também devem ser bem lavadas antes de serem utilizadas. SV


Receitas geniais e econômicas

Doce de cascas de laranja-pêra

Ingredientes:
Cascas de 9 laranjas
bem lavadas,
Meio copo de suco
de laranja,
Meio copo de água,
2 xícaras de chá de açúcar.

Modo de fazer:
1- Corte as laranjas ao meio no sentido horizontal e esprema-as.
2- Reserve meio copo de suco da laranja. Utilize o restante como refresco.
3- Retire as polpas das cascas com auxílio de uma colher. Ferva as polpas, os bagaços e os caroços com água por 3 minutos. Passe tudo na peneira e junte o suco de laranja reservado e o açúcar. Misture e reserve.
4- Corte as cascas de laranjas em tiras finas e lave bem. Ferva bastante água em uma panela e coloque as cascas.
5- Deixe ferver por mais 5 minutos. Escorra em uma peneira. Volte a repetir a operação por 3 ou 4 vezes.
6- Coloque o suco de laranja com o açúcar reservado em outra panela e leve ao fogo para apurar em ponto de calda.
7- Junte as cascas. Mexa continuamente até que estejam bem macias. Espere esfriar e sirva.


Sopa de talos

Ingredientes:
1 xícara de chá de talos bem lavados,
2 batatas inglesas picadas,
1 cenoura picada,
1 xícara de chá de caldo de carne,
1 litro e meio de água,
tempero e sal a gosto.

Modo de fazer:
1- Pique bem os talos e bata-os no liquidificador com um pouco de água. Use talos de alface, acelga, agrião etc, e folhas de cenoura, beterraba e nabo.
2- Em uma panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar até que os legumes estejam macios. Sirva a seguir.

Pão de folha e talos
Ingredientes:
2 xícaras de chá de folhas e talos cozidos picados,
1 xícara de chá de caldo das folhas cozidas,
1 ovo,
1 colher de chá de açúcar,
3 colheres de sopa de óleo,
4 xícaras e meia de
farinha de trigo,
1 envelope de fermento para pães.

Modo de fazer:
1- Bata no liquidificador as folhas e os talos junto com o caldo das folhas cozidas. Depois acrescente o ovo, o açúcar e o óleo.
2- Coloque em uma vasilha a farinha de trigo e o fermento e misture com os ingredientes que foram batidos no liquidificador.
3- Amasse até desgrudar das mãos. Deixe a massa crescer até dobrar de volume. Amasse novamente e forme os pães. Coloque tudo em um tabuleiro untado.
4- Deixe crescer em forno moderado por 40 min.

Compartilhe