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Saber Viver » Saber Viver n.05

07/2000

Aqueça seu estômago com refeições ideais para o inverno

Temperatura baixa combina com sopas. Portanto, siga as dicas da nutricionista Andréa Caputi e inclua um belo prato quente nas suas refeições habituais. “Uma sopa nutritiva para uma pessoa com o HIV dever ser rica em calorias. As sopas cremes são práticas e interessantes. Não tem mistério prepará-las. Substitua a água por leite integral. Incluindo legumes, uma carne (de frango ou de boi) e uma massa, está pronto um prato quente e calórico”. Porém, Andréa Caputi alerta que a sopa não deve substituir uma refeição. “As sopas acabam sendo digeridas facilmente pelo organismo, portanto, após tomá-las não dispense um prato de arroz, carne, saladas e feijão. Se você estiver enjoado e com dificuldades para se alimentar, tome pelo menos dois pratos fundos de sopa para poder abrir mão dos outros alimentos.”

As sopas cremes de batata, de inhame e de aipim são as alternativas para as pessoas que estão com diarréia, pois ajudam o organismo a se equilibrar.

Alimentos quentes
Além das sopas, os suflês são apontados pela nutricionista Andréa Caputi como sugestões saborosas e nutritivas quando o tempo está frio, além de serem uma alternativa para a ingestão dos legumes que são fundamentais na alimentação dos soropositivos. “Um suflê com leite integral, queijo e legumes é uma ótima pedida, pois é rico em calorias além de ser bem fácil de preparar”. Quem estiver com diarréia, pode preparar o suflê substituindo o leite integral por um sem lactose (substância que contribui para o aumento da diarréia). As marcas disponíveis nos supermercados são: Levíssimo (CCPL) e Zymil (Parmalat). As panquecas também são uma ótima sugestão, porque são hiper-calóricas.

Ingredientes indispensáveis
Os legumes que têm cor alaranjada como, por exemplo, abóbora e cenoura, são importantes para o sistema imunológico. Além destes, inclua em sua refeição folhas escuras como couve, brócolis, bertalha e espinafre que são ricos em vitamina A. Para auxiliar na formação de massa muscular, não devemos deixar de lado as proteínas: carnes brancas ou vermelhas, leite e derivados. Esses alimentos devem estar presentes em todas as suas refeições.

Suflê delícia

Ingredientes: 2 xícaras de cenoura picada e cozida, 2 colheres de sobremesa margarina, 1 colher de sobremesa de cebola picada, sal a gosto, 1 colher de sopa de salsa, 2 copos (500ml) de leite, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 3 gemas, 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado, 4 claras em neve batidas.
Como fazer: Numa panela, refogue a cenoura com 1 colher de sopa de margarina, a cebola, o sal e a salsa. No liquidificador bata o leite com a farinha. Em uma panela a parte, derreta o restante da margarina acrescentando o leite batido e mexendo até obter uma consistência cremosa. Retire do forno, junte as gemas e o parmesão ralado. Espere esfriar, misture a cenoura e depois as claras em neve. Coloque na forma e leve ao forno por 20 minutos.

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