Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.13

06/2006

As vantagens da farmácia satélite

Interessada em implementar o serviço de farmácia satélite no Hospital-Dia do Instituto de Pesquisa Clínica da Fiocruz (IPEC/FIOCRUZ), Núbia Vieira de Assis dedicou sua monografia de conclusão do curso de farmácia ao projeto. Com 25 anos e formada há um ano pela Unigranrio, no Rio de Janeiro, ela continua trabalhando no IPEC e mostra-se satisfeita com a mudança.

O que mudou exatamente?
A dispensação do Hospital-Dia do IPEC era totalmente subordinada à farmácia central. Antes de mim, não havia um farmacêutico específico do Hospital-Dia. A descentralização do serviço possibilitou uma resposta mais rápida ao paciente e a redução do custo, tanto de medicamento quanto de material.

Você continua nessa função?
Agora estou dividida entre a dispensação de dose unitária para pacientes internados no IPEC e a dispensação no Hospital-Dia.

Qual a função do Hospital-Dia?
Ele foi criado em 1994 com o objetivo de reduzir o número de internações. As transformações no comportamento clínico das pessoas com aids já eram constantes e cresciam as infecções oportunistas, como as decorrentes por citomegalovirus (CMV), com manifestação gástrica, cerebral ou ocular. Até hoje, o principal sintoma que leva os pacientes até lá é a dificuldade de visão. Eles precisam do ganciclovir por via intra-venosa, permanecendo conosco de uma a cinco horas. A freqüência é de dez a quinze pacientes por dia e cada um comparece de uma a três vezes por semana, dependendo da carga viral.

Por que você escolheu esse tema para a monografia?
No Brasil, a maioria dos hospitais adotam o sistema centralizado de distribuição de medicamentos e materiais, mas alguns setores precisariam de uma dispensação própria. Por isso pensei em relatar minha experiência no IPEC e acabei me surpreendendo com a falta de literatura nessa área. Não encontrei estudos sobre farmácias satélites, nem dados a respeito desse tipo de serviço no país.

Na sua opinião, qual foi o principal ganho do serviço com a implantação da farmácia satélite?
O maior ganho foi a integração dos membros da equipe, entre si e, também, com os pacientes e familiares. A farmácia satélite possibilita um atendimento mais individualizado e, claro, o efetivo uso racional dos medicamentos.

SAIBA MAIS:
www.fiocruz.br

Compartilhe