Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.19

06/2007

Assistência Farmacêutica nas escolas

Em Marília (SP), Conselho de Farmácia se aproxima dos adolescentes

Anualmente, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo promove a Semana de Assistência Farmacêutica (SAF). Em 23 cidades, as seccionais do Conselho organizam palestras em torno de um tema como “DST e aids, prevenção sem preconceito” (Veja cartaz da campanha ao lado), proposto em 2007. No mês de abril, as palestras na cidade de Marília tiveram tanto êxito que a programação será estendida até o final do ano: “Nossa semana durou na verdade 20 dias, mesmo assim foi pouco tempo para levarmos as informações que o adolescente necessita”, avalia a coordenadora regional Priscila Nogueira Camacho Dejuste.

Ela conta que 6 mil adolescentes de 12 escolas compareceram às palestras dos 18 voluntários – 14 farmacêuticos, três enfermeiras e uma psicóloga – todos capacitados pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Cada palestra era feita por quatro voluntários que falavam para um grupo de até 60 adolescentes. “Eles têm muitas dúvidas a respeito da aids e confundem a prevenção ao HIV com a prevenção à gestação”, observa Priscila, surpresa com o fato de ter encontrado meninos orgulhosos da gonorréia e meninas sexualmente ativas que não fazem exame preventivo.

As palestras consistiam na descrição das doenças, na demonstração do uso do preservativo masculino e na resposta a perguntas que podiam ser feitas abertamente ou, para os mais tímidos, depositadas em uma caixa. Esta caixa, aliás, faz parte dos planos de Priscila para o futuro: “Penso em deixar uma caixa de perguntas em cada escola, num espaço permanente para discussão da prevenção”, diz. O projeto imediato é integrar as palestras à grade escolar. Em julho, mês de férias, mais voluntários estavam sendo capacitados para o trabalho do segundo semestre. A seccional está programando uma palestra por semana até o fim do ano letivo.

Compartilhe