Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.07

06/2005

Atenção farmacêutica para atendimento completo

Com equipe multidisciplinar, farmácia modelo da Bahia garante serviço de qualidade a pacientes soropositivos

Estagiários de Farmácia em treinamento de atendimento no Creaids

Infectologistas e farmacêuticos, pediatras e ginecologistas, dentistas e assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos juntos. Essa é a estratégia do Creaids – Centro Regulador da Assistência e Prevenção em Aids da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia – para combater os diversos problemas enfrentados por soropositivos. O resultado é um atendimento completo e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A coordenadora da farmácia, Ana Paula Castro Ferreira, ressalta nesta entrevista a importância de encorajar colegas de todo o país à prática da Atenção Farmacêutica.

Como surgiu o CREAIDS? 
Ana Paula: O projeto foi idealizado a partir da necessidade de reorganização do serviço de atendimento a portadores de HIV/aids na Bahia. Em 2001, a unidade foi inaugurada com a missão de diminuir a incidência de doenças infecciosas em soropositivos e de melhorar a qualidade de vida da população do estado.

Conte um pouco sobre o trabalho realizado na farmácia
Ana Paula: A equipe da farmácia é formada por 5 farmacêuticos e 6 auxiliares. São cerca de cem atendimentos diários. Temos 4800 pacientes cadastrados, dos quais 935 estão em uso de anti-retrovirais. O Creaids é uma instituição pioneira na implementação da atenção farmacêutica e tem apresentado resultados importantes na obtenção dos objetivos terapêuticos dos pacientes.

Como a atenção farmacêutica influencia na adesão ao tratamento? 
Ana Paula: As causas que levam o paciente à não adesão são múltiplas e o objetivo da abordagem da atenção farmacêutica é contemplá-las. Além dos problemas farmacoterapêuticos, existem os aspectos comportamentais e sociais que também influenciam na adesão do individuo. A finalidade do nosso serviço é também formar e capacitar novos profissionais em atenção farmacêutica.

Como isso é feito? 
Ana Paula: Profissionais de outras unidades vêm até o Creaids conhecer nossa prática de atenção farmacêutica para implantar em seus serviços. Além disso, fazemos capacitação de atendimento com estagiários de farmácia para fortalecer essa prática. Também gostaria de dizer que estamos à disposição dos demais profissionais de farmácia para fornecer materiais e esclarecimentos.

SAIBA +
Creaids
Rua Comendador José Alves Ferreira, 240 – Garcia
Salvador- BA
Tel.: (71) 33285737
paulacastro@oi.com.br

Compartilhe