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Saber Viver » Saber Viver n.15

04/2002

Bebendo muito líquido

Calor e suor. O nosso organismo precisa ser hidratado

Cerca de 75% de nosso corpo é formado por água. Quando enfrentamos temperaturas altas, a perda de água e sais minerais através do suor pode gerar problemas em nosso organismo, como desidratação e formação de cálculos renais. Para evitar que problemas como esses ocorram, a nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro explica nesta edição o que podemos fazer para tornar o consumo de líquidos uma prática em nosso dia-a-dia.

Criar o hábito de beber água
Beber água é a melhor solução para repor os minerais perdidos durante o verão. Porém, muitas pessoas não possuem o hábito de beber água com freqüência durante o dia. “Essas pessoas devem beber um copo de água após cada ida ao banheiro. Esta é uma maneira de garantir a reposição de líquido que perdemos naturalmente no organismo”. Carregar uma garrafinha de água na bolsa ou deixá-la visível também são alternativas para criar o costume de beber líquido durante o dia. “Cada pessoa deve ingerir, no mínimo, dois litros de líquido por dia. Não somente água, mas líquidos em geral. Quem toma Indinavir deve ter cuidado duplicado. Esse medicamento facilita a formação de cálculos renais. Então, a pessoa que o ingere deve beber, no mínimo, dois litros e meio de água por dia”, alerta a nutricionista.

Frutas que contêm água
Quando bebemos bastante líquido, ajudamos o funcionamento de nosso intestino e dos rins, que são os “filtros” que eliminam as toxinas do corpo. “Quando você se hidrata, está ajudando o seu organismo a funcionar melhor”, explica Marlete. Segundo a nutricionista, as frutas consideradas hidratantes, porque contêm bastante água em sua composição, são melancia, melão, água de coco, laranja e abacaxi.

Quando o calor estiver bem forte, inclua uma dessas frutas em sua refeição como sobremesa, por exemplo. Ela indica também os sucos e refrescos: “A limonada, por exemplo, pode ser tomada à vontade com adoçante. Evite o açúcar nos sucos em geral. Prefira ao natural ou com adoçante. O paciente soropositivo precisa ter controle sobre a ingestão de calorias. O açúcar gera o aumento de triglicerídios”. Última dica: o melão é uma fruta que provoca gases, porém, quando batido com laranja, além de ficar bem gostoso, ele deixa de causar esse problema.

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