Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.12

10/2001

Calorias. O combustível para o nosso organismo

Caloria é um nome muito comum quando se fala em alimentos para soropositivos. Pesquisas demonstram que a grande maioria das pessoas infectadas pelo HIV tem mais necessidade de caloria em repouso do que pessoas soronegativas. Em função disso, você precisa de algumas informações básicas.

As calorias funcionam como um “combustível” para o nosso organismo, dando-nos energia para sobreviver. Extraímos as calorias dos alimentos. Porém, comer alimentos hipercalóricos sem orientação de uma nutricionista pode ser um perigo.

Cálculo para as calorias
A nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conta que é bastante comum a pessoa soropositiva ingerir alimentos muito calóricos para evitar o emagrecimento excessivo. “As calorias devem ser ingeridas de acordo com o resultado de cálculos específicos, que são feitos a partir dos dados do paciente, como sexo, altura, peso, idade e atividade física realizada, além do quadro clínico. Se a pessoa estiver com alguma infecção, o número de calorias ingeridas deve ser maior”, explica Marlete. Para a nutricionista, existem alimentos altamente calóricos e nutritivos que devem ser priorizados na hora das refeições como granola (ver receita ao lado) e vitaminas de frutas enriquecidas com aveia, creme de arroz etc. Por outro lado, balas, refrigerantes e cerveja, que são ricos em calorias, devem ser consumidos com muita moderação porque não possuem nutrientes e podem acarretar o aumento do triglicerídeo. “O ideal é procurar um nutricionista, analisar os seus dados e construir com ele uma dieta em que estejam incluídos, na medida do possível, os seus hábitos alimentares”.

Dieta balanceada
Uma dieta alimentar é construída com carboidratos (massas, farinhas e cereais), proteínas (carnes e derivados), lipídeos (óleos, margarinas e gorduras em geral), vitaminas e minerais. As proteínas são consideradas pelos nutricionistas alimentos nobres. Elas não são utilizadas nas dietas como fontes de calorias. A função principal das proteínas é a reestruturação das células, auxiliando na formação de músculos. Se consumidos em excesso, esses alimentos também podem causar alterações no fígado e nos rins.

Granola

200 g de germe de trigo; 200 g de flocos de milho; 200 g de flocos de aveia; 200 g de castanha de caju e/ou nozes; 100 g de açúcar mascavo, 200 g de passas e Suco de 1 laranja.

Modo de preparar:
Misture todos os ingredientes secos em um tabuleiro. Acrescente o suco e coloque o tabuleiro num forno pré-aquecido. Deixe torrar, mexendo de vez em quando com uma espátula. Depois de pronto, sirva com sorvete de creme, iogurte ou salada de frutas. Pacientes com diarréia devem evitar este alimento.

Compartilhe