Circulador

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Circulador » Circulador n.03

12/2007

Circulando idéias e intenções

“As meninas brincam de serem mães, delicadas e amorosas.
Os meninos brincam de serem homens fortes e competitivos.
Só um pai delicado e amoroso pode reverter esta história cruel
e perversa com os meninos, futuros pais”.
José Inácio Parente

A paternidade afetiva tem um impacto importante no desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos, trazendo benefícios para toda a sociedade. Por este motivo, a Prefeitura criou, em 2002, o Movimento pela Valorização da Paternidade, através de um grupo de trabalho que congrega diferentes órgãos municipais – Saúde, Educação, MultiRio, Comunicação, Esportes e Lazer, Assistência Social, Cultura, Prevenção à Dependência Química, Rio Mulher e Publicidade – universidades, ONGs e voluntários. Este grupo, que compõe a Macrofunção Vida, vem implementando iniciativas para ampliar a participação dos homens nos cuidados com a saúde e a educação das crianças e adolescentes.
O desafio tem sido grande. A delicadeza do tema exige uma abordagem cuidadosa, que respeite a pluralidade de modos de organização das famílias. Além disso, incluir os homens nas diferentes instituições implica numa revisão de histórias de vida, valores, saberes e práticas de profissionais e clientes. Todo este investimento, no entanto, tem valido a pena. Tem sido gratificante observar a satisfação dos pais por verem seu esforço reconhecido e constatar as importantes repercussões que a paternidade afetiva traz para as relações de gênero e para a saúde dos próprios homens.
A presente publicação apresenta experiências de valorização da paternidade de algumas das instituições que aderiram a esta causa. Com coragem, sensibilidade e criatividade, apostaram na possibilidade de mudança e construíram estratégias para valorizar os homens e envolver os pais, a partir das oportunidades do dia-a-dia, mostrando que, através dos nossos serviços, podemos construir uma sociedade mais saudável, justa, solidária e comprometida com a valorização da vida.

Viviane Manso Castello Branco
Assessora de Promoção da Saúde da SMS
e Coordenadora da Macrofunção Vida

FOTO: Viviane, quando bebê, no colo do pai, uma de suas fontes de inspiração para o trabalho pela valorização da paternidade.

Compartilhe