Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.06

09/2000

Conferência mundial sobre Aids

Pausas na medicação criam expectativa

A 13ª Conferência Internacional de Aids realizada no mês de julho, em Durban, na África do Sul, chamou a atenção de todo o mundo para o avanço alarmante da epidemia no continente africano. Além disso, despertou o interesse de todos o anúncio de pesquisas sobre pausas controladas na terapia anti-Aids. Isto possibilitaria aos pacientes interromperem a medicação por alguns períodos. Apesar da grande expectativa causada pela notícia, é importante ressaltar que estes estudos ainda estão em fase de testes e devem ser vistos com cautela. A eficácia desse tipo de tratamento ainda não foi comprovada.

O Brasil teve posição de destaque na Conferência graças à sua política de distribuição gratuita de medicamentos e produção nacional de drogas anti-Aids. O governo brasileiro, inclusive, se comprometeu a ajudar os países africanos, passando toda a sua experiência no assunto.
Convidado a discursar na reunião plenária da Conferência, o infectologista Mauro Schechter, chefe do Laboratório de Pesquisas em Aids do Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ, mostrou que o Brasil está à frente também no tratamento da Aids. Schechter, que é membro do conselho editorial da Saber Viver, apresentou os resultados de pesquisas que indicam que a terapia anti-Aids deve ser iniciada apenas quando o sistema de defesa do organismo estiver debilitado.

Terminada a Conferência, conclui-se que, não havendo ainda como curar a Aids, os pesquisadores estão se empenhando na busca pelo aprimoramento das formas de tratamento existentes.

RNP+ promove encontro

O terceiro encontro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids da região Sudeste será realizado de 24 a 27 de agosto no pavilhão João Lira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã , Rio de Janeiro (RJ).

Inscrições e informações:
RNP+Núcleo RJ/Estação Pozythiva. Rua Dr. Leal,706, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro (RJ)
Cep 20730-380 – Tel: (21) 5974242 ramal 2163 E-mail:rnpnucleorj@starmedia.com

Compartilhe