Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.49

07/2012

Conversar faz bem à saúde

Pesquisa da Universidade de Stanford, na Califórnia, EUA, comprova: estar com os amigos faz bem à saúde. Mas homens e mulheres se relacionam de maneiras diferentes. Enquanto eles, na maioria das vezes, constroem suas relações a partir de atividades, as mulheres são capazes de ficar horas conversando sobre sua vida pessoal com as amigas. Segundo os pesquisadores americanos, essa atitude faz com que as mulheres levem vantagem sobre os homens. Compartilhar sentimentos ajuda a lidar com estresses, a combater a depressão e a sentir bem-estar.

A matéria de capa desta edição mostra como mulheres afetadas pelo HIV se organizam para conversar, criar objetos artísticos, gerar renda, reivindicar e planejar ações políticas. Assim, elas melhoram suas vidas e ajudam outras mulheres.

Na seção Bem-Estar, a importância de falar sobre seus sentimentos aparece novamente. Como lidar com o fato de ter HIV não é fácil, algumas pessoas precisam contar com o apoio de um psicólogo, psicanalista ou psiquiatra.

Confira também o excelente trabalho de dois profissionais de farmácia que, como tanto outros pelo Brasil afora, acompanham de perto o tratamento antirretroviral, trazendo conforto e confiança para os pacientes.

Tudo isso e muito mais você lerá nessa edição. Vá em frente!

Compartilhe