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Saber Viver » Saber Viver n.13

12/2001

De olho na época da safra

De olho na época da safra Aproveite o que esses alimentos têm de melhor

Consumir os alimentos no período de safra é uma ótima opção. Além de mais baratos, eles estão com a concentração ideal de nutrientes. Em função disso, a Saber Viver preparou uma relação de alguns legumes e verduras que são ideais para serem consumidos nesta época do ano e os nutrientes que eles fornecem ao nosso organismo. Não deixe de aproveitar essas dicas.

Beterraba
Época: de setembro a janeiro.
Uso: Em vitaminas e sucos. Cozida, crua, refogada e assada. Rica em ferro (principalmente a sua folha), vitaminas, açúcar, sódio e potássio, ela está boa para uso quando a cor é concentrada, a casca lisa e as folhas brilhantes. Combate a anemia.
DICA: Use as folhas em ensopados, refogados e saladas.

Cenoura
Época : de julho a janeiro.
Uso: Crua, em saladas. Cozida em pratos salgados e doces. Rica em vitamina A (importante para a visão, para a pele e para os tecidos, além de auxiliar no crescimento de ossos e dentes) e sais minerais (que ajudam a combater a anemia), ela deve ser comprada quando estiver bem lisa, firme e de cor uniforme.
DICA: As folhas são ricas em vitamina A e podem ser usadas em bolinhos, sopas e até mesmo em saladas (picadinha).

Espinafre
Época : de julho a novembro; janeiro.
Uso: Cru em saladas e cozido em tortas, sopas e recheios. O espinafre é rico em ferro, vitamina A e vitaminas do complexo B. As folhas têm de estar com cor bem definida e bem lisas para o consumo e podem ser guardadas na geladeira, em saco plástico, por 5 dias.
DICA: Aproveite os talos em sopas, bolinhos e omeletes.

Abóbora
Época : o ano todo.
Uso: cozida, em sopas cremosas, purês, refogados e em doces. Ela é rica em vitaminas A e B, cálcio e fósforo. Ela está em condições de consumo quando a casca é firme, sem partes moles.
DICA: Aproveite a sementes. Asse-as no forno e sirva como aperitivo, temperadas com sal.

Berinjela
Época : de novembro a julho.
Uso: frita, empanada e refogada, com molho. Vitamina B5 (pouca) e sais minerais. Ela deve ser consumida quando estiver firme e pesada, sem furinhos, de cor roxo-brilhante.

Fonte: Guia dos Alimentos do IDEC sob supervisão da nutricionista Marlete Pereira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Panqueca Verde

Limpe um maço de espinafre, lave, escorra e cozinhe. Pique bem e misture com 2 ovos batidos, 1 colher (sopa) de farinha de trigo e 1 colher (chá) de sal. Gele por 15 minutos e frite aos poucos em frigideira levemente untada, virando para dourar. Depois recheie com frango desfiado ou ricota temperada, coloque molho de tomate e queijo ralado por cima e leve ao forno para esquentar. Sirva em seguida.

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