Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.01

11/1999

Dicas de como tirar de letra

A convivência com os medicamentos

A gente sabe como é difícil incluir em nossas vidas todos os remédios que agem contra o vírus da Aids. A seção passo a passo foi criada para ajudá-lo a driblar estas dificuldades. O personagem João vai estar em todas as edições da Saber Viver dando sugestões de como você pode organizar o seu dia. Se seus remédios não estiverem aqui hoje, não se preocupe. Em um dos próximos números, com certeza, você vai encontrá-los.

Neste número, João vai mostrar como ele incluiu o BIOVIR e o VIRACEPT em sua vida. Mas preste atenção: você não precisa tomá-los nos mesmos horários que João. Você deve, junto com seu médico, escolher os horários que melhor se adaptam ao seu estilo de vida.

Respeitar os horários é fundamental 
Para que o tratamento dê certo você precisa seguir com rigor as orientações do seu médico. Planeje seu dia, anote os horários da sua medicação, coloque-os num lugar visível. Na página 10 você vai encontrar uma tabela que pode ajudá-lo a se organizar. O que parece ser complicado no início, dentro de uns dias será simples.

7hs da manhã
O BIOVIR deve ser tomado 1 comprimido 2 vezes por dia, de 12 em 12 horas. O VIRACEPT deve ser tomado 3 comprimidos 3 vezes por dia, de 8 em 8 horas, junto com uma refeição.
Para facilitar, João toma os 3 primeiros VIRACEPT junto com o primeiro BIOVIR no café da manhã, às 7hs da manhã. Mas se você acorda mais tarde ou mais cedo, não tem problema. O importante é respeitar as horas de intervalo entre as doses dos remédios. Por exemplo: se você toma o primeiro BIOVIR do dia às 8hs da manhã, tome o segundo às 8hs da noite; tomando o primeiro às 6hs da manhã, você deverá tomar o segundo às 6 hs da noite.

3hs da tarde
João precisa comer alguma coisa porque está na hora de tomar sua segunda dose de VIRACEPT, 8 horas depois da primeira. Pode ser um sanduíche ou uma vitamina, algo que “forre” o estômago. Leve os comprimidos que você precisa tomar fora de casa numa caixinha, fica muito mais fácil. E não se atrapalhe: se você toma a primeira dose de VIRACEPT às 6hs ou às 8 hs da manhã, a segunda deve ser tomada 8 horas depois.
Faça as contas!

7hs da noite
João tem que tomar o segundo e último comprimido de BIOVIR do dia. Lembra-se? Ele tomou o primeiro às 7 hs da manhã.


11hs da noite

Antes de dormir, João vai tomar a terceira e última dose de VIRACEPT do dia, 8 horas depois da segunda. Mesmo estando com sono, não se esqueça de comer alguma coisa. O VIRACEPT nunca deve ser tomado de barriga vazia.

 

 

 

Algumas pessoas, seguindo a orientação de seus médicos, tomam 5 comprimidos de VIRACEPT 2 vezes por dia. Se este é o seu caso, tome o VIRACEPT junto com o BIOVIR, ou seja, de 12 em 12 horas. Mas não se esqueça de fazer ao menos uma pequena refeição.

Compartilhe