Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.49

07/2012

Dicas para se alimentar bem fora de casa

A correria diária muitas vezes nos impede de comer em casa. Mas é possível comer bem se alimentando em restaurantes a quilo, por exemplo. Nesses locais, a variedade de alimentos oferecidos é imensa, portanto seja cuidadoso na hora de montar o prato. A nutricionista Marlete Pereira da Silva, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ), preparou algumas dicas em conjunto com a Saber Viver sobre alimentação saudável fora de casa. Ela lembra: “Independente de qual seja a característica do estabelecimento, é importante ver as condições de higiene do local, o chão, os uniformes dos garçons, as toalhas das mesas e os talheres e utensílios”. A nutricionista ressalta ainda que qualquer pessoa pode visitar a cozinha de um restaurante, pois existe amparo legal para isso. “No Rio de Janeiro, por exemplo, temos a Lei municipal 2.825/1999, e em São Paulo, a Lei municipal 11.617/1994”, diz.

COMENDO FORA DE CASA

• No caso de restaurantes self-service, verifique se as preparações estão em temperatura adequada. As sobremesas, as saladas e os molhos para sa ladas devem estar em locais refrigerados. Já as preparações quentes devem estar em locais com temperatura acima de 60° (o certo é que o restaurante faça uso de um termômetro).

• Olhe todas as opções oferecidas no balcão térmico, antes de se servir, e evite pegar um pouqui – nho de cada coisa para não exagerar na quantidade de comida. Normalmente, vamos colocando o que agrada aos nossos olhos e por fim o que realmente gostaríamos de comer, porque o prato é muito grande (esta é uma estratégia do restaurante). Vale ressaltar que comer exageradamente ou desperdiçar nunca é uma boa escolha.

• É prática dos restaurantes colocarem as frutas no início dos balcões, por pesarem menos, mas devemos nos lembrar que estas são opções mais saudáveis. As frutas são ricas em fibras, minerais e vitaminas.

• Fique de olho nas preparações que pesam muito e que não são saudáveis, como as opções que têm muito molho. Muitas preparações também são modificadas para dar uma aparência mais bonita, como por exemplo, frango grelhado feito com óleo e arroz refogado com muito óleo para ficar mais soltinho e mais brilhoso. Fique atento às dicas e bom apetite!

Compartilhe