Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.08

08/2005

Dispensação de medicamentos avaliada

Pesquisa escuta profissionais e usuários sobre a qualidade da dispensação de medicamentos para as pessoas que vivem com HIV/aids

O Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF) da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) desenvolveu e está executando, mediante solicitação do Programa Nacional de DST/Aids, o projeto “Avaliação Nacional da Dispensação de Medicamentos para as Pessoas Vivendo com HIV/Aids”. A pesquisa tem o objetivo de “verificar a qualidade da dispensação dos medicamentos, não só anti-retrovirais, mas também aqueles indicados para infecções oportunistas”, informa a coordenadoraadjunta do NAF e responsável pelo estudo, a farmacêutica Vera Lúcia Luiza.

Ela esclarece que a pesquisa, já em fase de cruzamento de dados, pretendeavaliar a qualidade do serviço oferecido,bem como a adesão dos usuários ao tratamento e a satisfação destes com o atendimento prestado. Foram visitadas, em 2004, 28 unidades de saúde de 10 estados brasileiros (Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins). Em cada uma delas, foram entrevistados os profissionais responsáveis pela dispensação dos me dicamentos e os usuários (total de 1.300 pessoas ouvidas).

A opção por incluir os usuários no controle de qualidade se justifica: “a qualidade só faz sentido se atende à população alvo. O estudo tenta trazer a públicoa opinião do usuário, para que se pense em mudanças que estejam de acordo com ele”, afirma Vera Lúcia. Ela antecipa que os primeiros resultados da pesquisa serão divulgados a partir de dezembro, provavelmente em um fórum de discussão ou seminário nacional na área de saúde.

Com as informações obtidas, pretende-se contribuirpara um maior conhecimento sobre o acesso a anti-retrovirais e medicamentos para infecções oportunistas e sobre a organização da assistência farmacêutica voltada aosportadores do HIV no Brasil, assim como criar um sistema de monitoramento da qualidade dadispensação destes fármacos.

SAIBA +
Para saber mais sobre a pesquisa sobre a dispensação de medicamentos acesse o site: www.ensp.fiocruz.br/naf

Compartilhe