Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.16

12/2006

Enfuvirtida

ENFUVIRTIDA (Fuzeon, T20)

Inibidor de fusão Apresentação
Frasco-ampola com 108 mg de enfuvirtida em pó (cada um) + frasco ampola com diluente (água estéril).

Conservação
Temperatura ambiente, entre 15° e 30°C, protegido da luz e da umidade.

Preparação e aplicação
A medicação contida em cada frascoampola deve ser reconstituída com 1,1 ml de diluente. Desse modo, a solução conterá 90 mg/ml de enfuvirtida. Com a seringa para injeção subcutânea, aspirase com cuidado 1ml dessa solução. A aplicação deve ser feita logo abaixo da pele do abdômen, da parte anterior das
coxas ou da lateral externa dos braços a cada 12 horas. É recomendável que haja um rodízio dos locais de aplicação. O descarte do material utilizado deve ser feito no recipiente plástico fornecido pela unidade de saúde e devolvido à unidade para completa destruição assim que sua capacidade máxima for atingida.

Esquemas terapêuticos
Indicada para tratamento de resgate, como parte de um esquema em que haja pelo menos um outro medicamento ativo contra o HIV, demonstrado por genotipagem.

Possíveis efeitos adversos
No local da injeção: dor, vermelhidão, endurecimento e coceira. Observou-se
ainda uma incidência aumentada de pneumonia bacteriana, principalmente entre os usuários de drogas intravenosas, os fumantes, os pacientes com história pulmonar prévia e aqueles com baixo número de CD4.

Principais interações
A enfuvirtida não interfere com a atividade das enzimas hepáticas que metabolizam outros medicamentos, portanto não se espera interação significativa com outras substâncias.
Estudos clínicos não demonstraram interação da enfuvirtida com outros anti-retrovirais nem com rifampicina.

Compartilhe