Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.02

01/2000

Faça a coisa certa

Saiba o que fazer quando vomitar ou esquecer de tomar os remédios

A batalha contra o vírus HIV é diária e requer muita disciplina. Com o atraso de apenas uma dose dos medicamentos, o vírus da Aids pode criar resistência e os remédios podem deixar de fazer efeito. O risco que corremos nesse caso é grande. Mudar de medicação não é
simples. Alguns remédios não combinam com outros. Existem pessoas que chegam a ficar sem opção de tratamento. Para evitar esses problemas, fique de olho nas dicas que o infectologista Estevão Portela preparou especialmente para você.

Vomitei muito. O que faço agora, tomo o remédio de novo?
Se você perceber a saída do remédio no vômito, tome-o de novo. Agora, se o vômito acontecer uma ou duas horas depois da dose, espere um pouco e tome a próxima dose do remédio no horário previsto.

Estou enjoado e não consigo comer nada. O que eu faço, tomo os remédios normalmente?
Alguns remédios fazem mais efeito sendo ingeridos com alimentos. É o caso do Viracept, por exemplo. Se você tomar esta medicação sem comer nada, ela não fará o efeito esperado no organismo. O ideal é tentar ingerir o remédio com um pouco de vitamina ou com leite integral e chocolate. Agora, se você não conseguir se alimentar de jeito nenhum, tome a dose assim mesmo e procure rapidamente o seu médico.

Tenho dúvidas se tomei ou não os medicamentos. O que faço?
É importante você se organizar. Separe os medicamentos que serão tomados no dia. Com isto fica mais fácil você perceber se esqueceu de algum comprimido. Na dúvida, tome-o de novo.

O remédio acabou e eu esqueci de pegar a receita. O que faço?
É fundamental se programar. De preferência com alguns dias de antecedência. É muito grave ficar sem medicamento. As pessoas que não precisam ir ao posto todos os meses podem pegar, com seus médicos, receitas pré-datadas. Mas atenção: é fundamental ir ao médico de três em três meses para verificar a carga viral (exame que mede a quantidade de vírus no sangue) e a contagem de CD4 (Responsável pela defesa em nosso corpo).

Esqueci de tomar o remédio. O que faço agora?
Se você lembrar do remédio antes de completar quatro horas de atraso, tome-o imediatamente e volte a tomar a próxima dose no horário previsto. Agora, se o esquecimento durou mais de quatro horas, tome o remédio apenas na próxima dose. Mas, cuidado. O importante é manter o seu sangue com uma dosagem de medicamento capaz de eliminar o vírus. Este atraso pode acarretar sérios problemas ao seu tratamento. Nunca atrase as doses.

Lembre-se: os cuidados que um soropositivo deve ter com a sua saúde são idênticos aos dos soronegativos: evite álcool em excesso, faça exercícios regularmente, não use drogas e procure não comer comidas gordurosas. Cuidar da saúde é fundamental!

Dicas preciosas
• Nunca tome nenhum remédio para evitar um efeito colateral antes de falar com o seu médico;
• Organize-se. Mantenha uma agenda ou tabela com os horários dos medicamentos. Se preferir, coloque um despertador para lembrar-lhe da hora das doses;
• Se você sentir algum efeito após o uso dos remédios, anote os sintomas e fale com o seu médico. Se for grave, tente encontrá-lo no posto.
• Mesmo com falta de apetite e enjôo, você tem que se alimentar durante o dia. Para os medicamentos que precisam ser tomados com o estômago forrado (como o Viracept, por exemplo) tente uma vitamina ou um lanche.
• Mesmo estando bem de saúde, você deve marcar uma consulta médica de três em três meses.

Compartilhe