Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.03

03/2000

Fique atento. Nada pode dar errado no seu tratamento

Neste número vamos dar sugestões de como incluir no seu dia a dia uma nova combinação de medicamentos: BIOVIR e CRIXIVAN (INDINAVIR). Para que o CRIXIVAN faça efeito, você deve estar em jejum. Neste caso, estar em jejum significa que durante 2 horas antes de tomar a medicação e 1 hora depois de tomá-la você não deve comer nada. Durante o jejum, está terminantemente proibido qualquer alimento gorduroso, como chocolate, frituras, etc. Se você tiver fome, pode beber um copo de leite desnatado ou de suco de frutas, comer no máximo três biscoitos de água e sal ou uma fruta. Mas não tudo junto!

Para que nada dê errado, faça como nosso personagem João. Anote em uma tabela os horários da sua medicação, lembrando das horas do jejum. Nas horas em que não é preciso estar em jejum, aproveite para se alimentar bem.

O CRIXIVAN provoca a formação de cálculos renais. Para evitá-los é preciso beber mais de 1 litro e meio de água por dia, ou seja, uns 10 copos, pelo menos. Melhor ainda se a cada tomada do remédio, você beber uns três copos de água.

7hs da manhã
João toma 1 comprimido de BIOVIR e 2 cápsulas de CRIXIVAN. Por causa do CRIXIVAN, ele bebe apenas um copo de leite desnatado. Para lanchar ele deve esperar pelo menos 1 hora.

3hs da tarde
João deve tomar mais duas cápsulas de CRIXIVAN. Por isto ele deve estar em jejum.

7hs da noite
João toma o segundo comprimido de BIOVIR do dia . Ele janta muito bem às 8hs da noite e depois não come mais nada para poder tomar o CRIXIVAN às 11hs da noite.

 

11hs da noite
As últimas cápsulas de CRIXIVAN do dia.

 

 

Lembre-se que nos finais de semana você tem que continuar tomando a medicação nos mesmos horários que nos outros dias. 
Se precisar coloque um despertador, tome o remédio e volte a dormir. Esta regra vale para todos os medicamentos.

Atualmente, alguns especialistas associam doses variáveis de NORVIR (RITONAVIR) ao CRIXIVAN. Isto faz com que o paciente possa tomar o CRIXIVAN de 12 em 12 horas, sem precisar do jejum. Converse com seu médico sobre esta possibilidade

.

Compartilhe