Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.45

12/2009

Fortaleça seu corpo

ONGs oferecem serviços e oficinas de nutrição com dicas de alimentos e receitas que reforçam as defesas do corpo

Já está comprovado que uma boa alimentação interfere diretamente no nosso organismo. Quem quer prevenir doenças futuras, como gripes e resfriados, deve investir em pratos coloridos, afirma Vânia Regina Salles Garcia, nutricionista do SAE Butantã, em São Paulo, e integrante do Grupo de Estudo em Nutrição e Alimentos (GENA). “A alimentação variada e moderada é tudo o que você precisa”, diz Vânia. Ela alerta que é preciso prestar atenção no consumo de alguns alimentos. “Mesmo com peso saudável, ou obesidade, você pode estar com deficiência de alguma vitamina ou mineral, e isto compromete a sua imunidade”, ressalta.
O ideal, segundo Vânia, é comer diariamente três porções de frutas e de verduras e legumes, fontes de vitaminas e minerais. Outra dica é beber um copo de suco natural por dia, logo após o seu preparo, quando as vitaminas estão preservadas. Também é importante evitar o excesso de açúcares, gorduras, bebidas alcoólicas e cigarros, que prejudicam o bom funcionamento do organismo.

Oficinas de nutrição
Alimentos que reforçam as defesas do corpo fazem parte das oficinas de nutrição realizadas na ONG Mapa, em São Paulo. “Procuramos utilizar receitas que tenham alimentos que favorecem a imunidade, como o gengibre, os vegetais folhosos verde escuros, os legumes e as frutas”, conta Cristiane Oliveira, nutricionista da ONG.
As aulas são divididas em práticas e teóricas e têm co mo embasamento materiais produzidos pelo GENA.
“Nas aulas práticas há o preparo de re ceitas previamente pesquisa das e testadas pela nu tricio nista, utilizando sempre ingredientes de baixo custo e preparações simples, porém saudáveis e nutritivas”, explica Cristiane.
Já nas aulas teóricas são realizadas rodas de conversa. “Aprendemos como ter uma alimentação mais saudável com opções baratas”, conta a participante Ana Rosa Costa. O colega José Batista Neto completa: “As oficinas são ótimas! Ajudam a variar o cardápio e ainda dão noções de higiene”.

 

ALIMENTOS QUE REFORÇAM A IMUNIDADE

  • Laranja, goiaba, melancia, cenoura e brócolis: fontes de vitamina C, poderosa contra infecções.
  • Alho e cebola: ajudam na circulação do sangue.
  • Couve e alface: fontes de vitaminas A e sais minerais, melhoram as barreiras do corpo contra bactérias e vírus.
  • Feijão, fígado de boi e gengibre: possuem zinco, que fortalece as células contra os vírus.

 

Compartilhe