Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.28

06/2004

Frituras

Um mal que não é necessário

Que as frituras são um problema para a saúde não é novidade. Mas, às vezes, é difícil resistir. Nesses casos, a saída é tentar reduzir os males da fritura. Saiba como.

Escolha do óleo

O primeiro passo para diminuir os malefícios das frituras é escolher bem o óleo. Os melhores para uso culinário são os de canola, milho, oliva, amendoim, girassol e soja. “Geralmente, os óleos líquidos e de origem vegetal não têm colesterol, mas quando são aquecidos demais e reutilizados várias vezes também se tornam prejudiciais à saúde”, esclarece a nutricionista Marlete Pereira, do hospital Clementino Fraga Filho (UFRJ), que não esconde a sua preferência por alimentos assados, grelhados, cozidos no vapor ou refogados ao invés dos fritos: “São bem melhores para a saúde”.

Como utilizar o óleo

Os cuidados principais que se deve ter com as frituras são o tipo de óleo utilizado, a temperatura em que fritamos os alimentos e a quantidade de vezes que utilizamos o mesmo óleo. Quanto mais submetemos o óleo a temperaturas elevadas, maior será a formação de substâncias cancerígenas. Além disso, o óleo, quando queimado (saturado), provoca aumento do colesterol e dos triglicerídeos no sangue e irritação nos intestinos. Vale lembrar que alguns medicamentos contra a aids podem aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo. Por isso, todo o cuidado é pouco. Com essas alterações no sangue, a pessoa corre o sério risco de desenvolver doenças das artérias e do coração.

“Além das frituras, bacon, toucinho, banha, pele e carnes gordurosas devem ser evitadas porque também possibilitam o surgimento de doenças das artérias e do coração”, alerta a nutricionsita. SV

 RECEITA

Almôndegas de frango assadas

Ingredientes:

2 fatias de pão de forma

3 colheres (sopa) de leite

400 g de filé de frango

1 ovo

Sal e pimenta do reino moída a gosto

Óleo de soja para untar.

 

Modo de preparo:

1- Descasque o pão de forma, pique-o e regue-o com o leite e reserve.

2- Lave o fílé de frango, pique e coloque-o no processador ou moedor de carne.

3- Junte o ovo, o sal e a pimenta e amasse tudo até obter uma massa homogênea.

4- Transfira a massa para uma tigela e modele 20 almondegas.

5- Asse-as em forno quente (220 graus) em uma assadeira com um pouco de óleo vegetal.

6- Quando dourar, vire-as para assar por baixo.

7- Depois de assados, cubra-os com molho de tomate, salpique queijo ralado e volte a aquecer no forno. Sirva quente.

Fonte: Revista Saúde!

Compartilhe