Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.01

06/2004

“Hoje, temos uma ótima equipe”

Responsável pela farmácia do Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão (RJ), Sônia Dezouzart fala sobre a importância de uma equipe afinada e sensível.

Na sua ua opinião opinião, o que é necessário par para que a farmácia ofereça um atendimento de qualidade?
Em primeiro lugar, uma boa equipe. Hoje, depois de alguma luta, contamos com duas farmacêuticas e quatro funcionários na farmácia. Aumentar o número de profissionais foi fundamental para melhorar a qualidade do atendimento.
A organização também é importante. Temos cerca de 500 pacientes em uso de terapia anti-retroviral e controlamos diariamente a saída dos medicamentos. No final do mês, sabemos quantos pacientes estão fazendo uso de cada medicação. A partir desse consumo, fazemos nossa solicitação mensal de medicamentos ao Programa de DST/Aids do município. Quando os medicamentos solicitados chegam à farmácia, conferimos os frascos e registramos os prazos de validade. Caso existam medicamentos com prazo de validade preste a vencer, sem que haja saída para eles, entramos em contato com unidades de saúde próximas para ver se há interesse em ficar com o medicamento ou entramos em contato diretamente com o Programa.

Como você e sua equipe realizam realizam o atendimento ao paciente sor soropositivo? opositivo?
Acho que é importante preservar a privacidade do paciente. Muitos pedem para que coloquemos os medicamentos num saco plástico e nós respeitamos isso. Quando um deles procura nossa orientação, nós o convidamos para entrar e conversar de forma reservada. Também oferecemos o nosso número de telefone. Caso seja necessário, entramos em contato com os infectologistas do Centro, com quem temos uma ótima comunicação, e tiramos as nossas dúvidas e as do paciente.

O que falta par para a melhor melhorar ar o seu serviço de farmácia?

Falta informatizar os dados dos medicamentos e dos pacientes para que nosso trabalho seja mais ágil. E falta também mais espaço na farmácia.

SAIBA +

Fale com Sônia Dezouzart:
dezouzartcruz@ig.com.br
Telelefone da farmácia do Centro de Saúde
Milton Fontes Magarão: (21) 2593 1812

Compartilhe