Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.43

10/2008

Jovens da Galera Saber Viver vão a São Paulo

Um grupo de jovens que participa das oficinas organizadas pela Saber Viver no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro se uniu aos adolescentes que participam das oficinas realizadas no Pela Vidda Niterói e foram juntos visitar grupos de jovens de São Paulo. O objetivo era trocar experiências e fazer novos amigos.
A viagem foi um sucesso. Primeiro, passamos uma manhã inteira no Serviço de Atenção Especializado emDST/Aids (SAE) de Cidade Líder, Zona Leste de SP, com direito a almoço reforçado com produtos da horta que usuários e profissionais do SAE mantêm no quintal da unidade de saúde. Além dos cinco jovens da Saber Viver e do Pela Vidda, o encontro reuniu 17 jovens que fazem tratamento no SAE e foi conduzido pela paulista Karina, de 20 anos.
No dia seguinte, foi a vez da equipe do Rio, que além dos jovens contava com cinco profissionais, visitar um projeto coordenado, desde 1996, pela psicóloga Bete Franco no Grupo de Incentivo a Vida (GIV). Lá, o papo correu solto! Os jovens do Rio, do GIV e da ONG ECOS – Comunicação em Sexualidade – apresentaram seus trabalhos econversaram sobre a vida com HIV, o preconceito que envolve o tema, auto-estima e muito mais. Para quebrar o gelo inicial, Suellem, 19 anos, da Galera Saber Viver, conduziu uma divertida dinâmica de apresentação.
No final dos encontros no SAE e no GIV, os jovens da Saber Viver e do Pela Vidda Niterói apresentaram um esquete de teatro criado por eles, com orientação do Centro do Teatro do Oprimido, que provocou um grande alvoroço.
O encerramento do encontro no GIV foi com música. Os jovens do GIV apresentaram um CD gravado por eles no ano passado e todos cantaram o rap escrito especialmente para esse encontro por William, 20 anos, da Galera Saber Viver. Veja a letra ao lado.

 

Compartilhe