Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.18

04/2007

Lamivudina

Inibidor da Transcriptase Reversa Análogo ao Nucleosídeo

LAMIVUDINA 

Apresentação
Comprimidos de 150 mg

Conservação
Temperatura ambiente, entre 15° e 30°C, protegido da luz e da umidade.

Como tomar
Um comprimido de 12 em 12 horas ou os dois comprimidos juntos uma vez ao dia. Nas formulações em associação com zidovudina, tomar 150 mg de lamivudina com 300 mg de zidovudina (um comprimido), de 12 em 12 horas. Não há restrição alimentar.

Principais esquemas terapêuticos

A lamivudina é usada em associação com um ou mais análogos de nucleosídeos como parte de esquemas anti-retrovirais iniciais e de resgate, baseados em inibidores de protease ou em não análogos de nucleosídeos. Nos esquemas de resgate contendo tenofovir, a lamivudina deve ser usada para manter a mutação M184V do genoma do HIV, selecionada pela lamivudina e responsável por potencializar o efeito do tenofovir em vírus com múltiplas mutações de resistência a análogos de nucleosídeos.

Possíveis efeitos adversos
Eventos adversos atribuídos a lamivudina são muito pouco freqüentes, podendo incluir cefaléia, cansaço, depressão, dor de estômago, vômitos, alterações do sono, perda de apetite, aumento de amilase sanguínea, hepatite e acidose láctica.

Principais interações com outras substâncias
Nenhuma interação significativa,nãoé necessário ajuste de doses no uso concomitante com outros medicamentos.

ERRATA:
Na coluna NA PRATELEIRA do SOLUÇÃO 17, há uma correção a fazer no item Principais esquemas terapêuticos: O esquema AZT + 3TC + indinavir/r deve ser tomado 2 x ao dia.

Compartilhe