Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.40

09/2007

MANGA COM LEITE FAZ MAL?

Até hoje, muita gente ainda acredita em algumas lendas que envolvem a nossa alimentação

Desde criança a gente ouve falar que não se deve misturar determinados alimentos. Os tabus alimentares aconselham a não misturar manga com leite porque “causa congestão”, nem laranja com leite porque “talha dentro da gente”. Às vezes nos dizem que se comermos carne e peixe na mesma refeição “encurtaremos nossas vidas”, e até que mamão com ovo pode dar muita dor e nos matar na hora.
A nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ), esclarece que a origem de muitos desses tabus remonta aos tempos da escravidão: “Era mais barato para os fazendeiros fazerem os escravos acreditarem que, se comiam muita manga, não deviam tomar leite”, exemplifica. “No entanto, hoje misturamos leite e manga no sorvete e não relacionamos com a idéia da congestão”, aponta.
Marlete garante que nenhuma combinação de comida faz mal. Mas se nenhum tabu se justifica, nenhuma cultura passa sem tabus.
Tanto que a nutricionista identifica tabus criados entre nós. Com relação à boa forma física, por exemplo: “Estão dizendo que comer carboidrato à noite engorda e isso não faz sentido”, observa. “É claro que não se deve comer muito à noite, mas a questão é a quantidade do alimento”, explica. “Até pouco tempo atrás, um regime para emagrecer proibia arroz e feijão, como se a comida engordasse independentemente da quantidade ingerida”, comenta.
Por outro lado, quem não quer emagrecer de jeito nenhum e até prefere engordar, acaba optando por comidas pesadas, de difícil digestão. Este é outro tabu bem atual. Marlete já recebeu em seu consultório gente que, com medo de ficar muito magra, mistura melado com farinha em quantidade. No entanto, a comida pesada não é a que mais alimenta, e a comida leve pode ser mais nutritiva. Aliás, é sempre bom lembrar: enquanto uma pessoa gorda dificilmente é saudável, o magro em geral é.

Compartilhe