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Saber Viver » Saber Viver n.26

02/2004

Manter o corpo hidratado é fundamental para a saúde

A água é quase tudo no nosso corpo, literalmente. Cerca de 70% dele é formado por água. Diante disso, já dá para ter uma idéia do quanto este líquido precioso é importante para qualquer ser humano. Mais ainda para as pessoas infectadas pelo HIV e, principalmente, as que tomam medicação. Então, é fundamental ter um equilíbrio entra a perda de água diária do nosso corpo com a ingestão de líquido. A perda ocorre de diversas maneiras: pela urina, pelas fezes, pelo pulmão, pela pele (através do suor) e em situações como vômito, diarréias, hemorragias, uso de diuréticos, laxantes e transpiração interna.

A forma mais comum de fornecer água ao organismo é através das bebidas e dos alimentos. A nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, explica que a água não fornece diretamente energia ao corpo, mas ajuda o organismo a trabalhar melhor: “A água é fundamental no processo de digestão e absorção dos nutrientes, na circulação e eliminação de toxicinas, na proteção a órgãos e tecidos, inclusive evitando a flacidez da pele, e para regular a temperatura corporal”.

 

Como manter o corpo hidratado

Normalmente, uma pessoa precisa beber 2 litros e meio de líquido por dia para repor as perdas diárias. Em temperaturas quentes, quando o suor gera uma perda ainda maior, são necessários, pelo menos, 3 litros. “Se a sua boca estiver seca, significa que o seu corpo precisa se hidratar. O ideal é evitar este estágio, ingerindo vários copos de água ao longo do dia”, ensina Marlete.

 

Para soropositivos, a água é ainda mais importante

Para as pessoas soropositivas, a água se torna ainda mais importante por vários motivos. É comum entre as pessoas que fazem o tratamento com os anti-retrovirais a sensação de boca seca. O indinavir, inclusive, pode causar pedras nos rins. “Beba sempre água, que é excelente. Mas é possível se hidratar com água de coco, por exemplo, que repõe sais minerais. Cuidado com os refrigerantes e os refrescos, porque contêm muito açúcar e podem gerar um aumento nos triglicerídeos. Utilize adoçante natural ou beba suco natural, sem açúcar”, alerta Marlete. SV

 

A HIDRATAÇÃO NA HORA DOS EXERCÍCIOS

Os exercícios físicos devem fazer parte da rotina de qualquer pessoa infectada pelo HIV, principalmente para prevenir e combater a lipodistrofia (má distribuição de gordura corporal). Porém, nessas horas, é fundamental ter atenção redobrada para evitar um quadro de desidratação.

1) Beba água antes, entre os intervalos e após os exercícios físicos;

2) Para exercícios de grande duração (mais de 1 hora) ou em ambientes quentes, beba um isotônico para repor a perda de água e sais minerais;

3) Mas não exagere. Recomenda-se 500ml de líquido 2 horas antes dos exercícios.

Durante a malhação, o ideal é se hidratar em tempos regulares com o objetivo de repor a água perdida pelo suor.

 

ALIMENTOS QUE HIDRATAM

Melão, melancia, laranja, abacaxi, caju, água de coco,

abobrinha, abóbora d’água e pepino.

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