Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.47

12/2010

Proteja seu coração

É comum pacientes em tratamento antirretroviral apresentarem alterações nos níveis de lipídeos (colesterol e triglicerídeo). O aumento do triglicerídeo pode causar diabetes, pancreatite e doenças cardíacas. Já o alto índice do mau-colesterol pode gerar doenças cardíacas. A própria infecção pelo HIV também pode provocar inflamação nos vasos sanguíneos. Portanto, se você quer evitar esses problemas, mãos à obra! A nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, afirma que para diminuir os riscos de doenças cardíacas é preciso estar atento ao tipo de gordura consumida.
Marlete explica que as gorduras saturadas e as gorduras trans são as que mais causam problemas ao coração. “As saturadas estão presentes nas carnes em geral, principalmente a carne vermelha, leite e derivados. As gorduras trans são encontradas em produtos industrializados, como biscoitos, sorvetes e bolos”, a nutricionista ensina. Por isso, não exagere. Evite frituras, açúcares, massas, vísceras, miúdos e pele de frango.

Frutas e verduras

Incluir frutas e vegetais nas refeições é essencial. Esses alimentos são ricos em fibras, que ajudam a eliminar a gordura do corpo. Marlete indica o consumo de laranja, abacaxi, agrião, pepino, berinjela, maçã, mamão, fruta do conde, manga, noz, aveia e farinha de linhaça. Peixes também ajudam a prevenir problemas nos vasos sanguíneos. “O Ômega 3, presente na  sardinha, no atum e na cavala, protege o coração”, Marlete acrescenta. E lembre: além da alimentação saudável, atividade física é fundamental!

 

Compartilhe