Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.07

11/2000

Medicamentos. Com organização, tudo fica mais fácil

Com organização, tudo fica mais fácil

Todos nós sabemos o quanto os medicamentos contra a Aids, os chamados anti-retrovirais, são importantes para quem tem o vírus HIV. Sabemos também que, por vezes, é complicado estar sempre atento a todas as recomendações médicas que eles requerem: horários rígidos, restrições alimentares, etc. A revista Saber Viver está atenta a tudo isto e, desde seu primeiro número, a sessão Passo a Passo dá dicas de como driblar as dificuldades para que seu tratamento contra a Aids seja um sucesso. O personagem João está em todas as edições da revista mostrando como ele organiza seu dia a dia para nunca deixar de tomar a medicação corretamente. São sugestões que podem ajudá-lo a tornar a convivência com os remédios mais fácil, adaptando as tomadas diárias ao seu estilo de vida.

Em cada número da Saber Viver publicamos uma combinação de medicamentos diferente. Confira abaixo as combinações já publicadas. Caso queira ver sua combinação publicada de novo, escreva para nós.

biovir + viracept
estavudina + ddI + efavirenz
BIOVIR + CRIXIVAM
AZT + VIRAMUNE + ddI
BIOVIR + VIRAMUNE
ESTAVUDINA + LAMIVUDINA + VIRACEPT

Neste número, João toma os seguintes medicamentos:
ESTAVUDINA, LAMIVUDINA, RITONAVIR e SAQUINAVIR

Estavudina (d4T – Zeritavir) – 1 cápsula de 12 em 12 horas
Lamivudina (3TC – Epivir) – 1 comprimido de 12 em 12 horas
Ritonavir (Norvir) – 4 cápsulas de 12 em 12 horas
Saquinavir (Invirase) – 2 cápsulas de 12 em 12 horas, junto com alimentos gordurosos como vitamina de leite com abacate; sanduíche com queijo e manteiga; pão com ovo frito; fruta com creme de leite.

Este é um esquema fácil pois todos os medicamentos podem ser tomados nos mesmos horários. O Ritonavir (Norvir) e o Saquinavir (Invirase) devem ser obrigatoriamente tomados juntos, pois só assim o esquema terapêutico tem um bom resultado. Muitos pacientes não toleram muito bem o Ritonavir, mas ele é de vital importância, não só pela sua própria ação, mas também porque ajuda o organismo a absorver o Saquinavir. Os efeitos colaterais do Ritonavir (na maioria dos casos, intolerância gastro-intestinal e dormência) devem passar depois de algumas semanas. Mas saiba que se você deixar de tomar o Ritonavir estará comprometendo gravemente seu tratamento.

8hs da manhã
Na mesa do café da manhã, João coloca todos os remédios de que vai precisar: 1 cápsula de Estavudina; 1 comprimido de Lamivudina; 4 cápsulas de Ritonavir e 2 cápsulas de Saquinavir que devem ser ingeridas junto com alimentos.

8hs da noite
João está na casa de amigos, mas sua caixinha com todos os medicamentos de que vai precisar está com ele: 1 cápsula de Estavudina; 1 comprimido de Lamivudina; 4 cápsulas de Ritonavir e 2 cápsulas de Saquinavir. Não esqueça de que o Saquinavir não pode ser ingerido com a barriga vazia. Faça pelo menos um lanche!

Compartilhe