Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.25

12/2003

Medicamentos em pesquisa

Em sua última edição, a revista Saber Viver publicou uma reportagem sobre como participar de pesquisas com medicamentos, utilizando como exemplo o Projeto Praça Onze, um dos centros de pesquisa de medicamentos existentes no Brasil. “A repercussão foi enorme”, conta Roberto Zajdenverg, coordenador da Unidade de Testes Terapêuticos do Projeto Praça Onze da Universidade Federal do Rio de Janeiro. “Desde a publicação da matéria, temos recebido inúmeros telefonemas de pacientes interessados em participar voluntariamente de pesquisas de medicamentos”.

Em razão do interesse dos nossos leitores pelo assunto, pesquisamos outros centros no Brasil que realizam testes com anti-retrovirais que já estão no mercado e com aqueles que ainda não estão disponíveis aos pacientes.

Pesquisas em São Paulo
Em São Paulo, o Laboratório de Retrovirologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realiza estudos e pesquisas com medicamentos novos. Segundo o professor adjunto da Unifesp, Ricardo Diaz, “a maioria dos remédios deve ser testada em pacientes ainda virgens de tratamento, ou seja, pacientes que não tenham utilizado nenhum outro anti-retroviral”. Há, no entanto, medicamentos que precisam ser testados em pacientes que, por apresentarem falhas terapêuticas, não possuem outras opções disponíveis de tratamento.

A participação não é paga
“Os interessados em participar de estudos com medicamentos devem ficar atentos aos aspectos éticos da pesquisa, assinando um documento que comprova que aquele estudo passou pelo Comitê de Ética e Pesquisa”, alerta Ricardo Diaz. Para o pesquisador, os pacientes devem procurar grandes centros de pesquisa e buscar informações sobre o estudo em andamento. “Além disso, o paciente nunca deve pagar para participar dessas pesquisas,” alerta. SV

Laboratório de Retrovirologia da Unifesp
R. Pedro de Toledo, 781/16° and.– Vila Clementino – São Paulo – SP
Tel: (11) 5571-2130 ou (11) 5579-8226

Compartilhe