Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.08

08/2005

Nevirapina

Saiba mais sobre os anti-retrovirais

Inibidor de transcriptase reversa não-análogo de nucleosídeo (ITRNN)

Apresentação: Comprimido 200mg e Suspensão oral

Conservação: Temperatura ambiente, entre 15 e 30ºC. Proteger da luz e umidade. A solução oral deve ser consumida em até 2 meses após a abertura do frasco.

Como tomar: Um comprimido duas vezes ao dia. No início do tratamento, deve ser ingerido apenas um comprimido por dia durante 14 dias. Na ausência de exantema (erupção cutânea), aumentar a dose para os dois comprimidos diários. Se houver pausa maior do que uma semana, reiniciar com o mesmo esquema de um comprimido ao dia. O medicamento pode ser administrado com ou sem alimentos.

Principais Esquemas Terapêuticos: nevirapina + zidovudina/lamivudina nevirapina associada a inibidores de protease (principalmente lopinavir/r e nelfinavir) e dois análogos nucleosídeos, em esquemas de resgate.
Possíveis efeitos adversos: Pode causar exantema e Síndrome de Stevens-Johnson. Outro problema associado a seu uso é a elevação das transaminases e hepatite (isolada ou no contexto de reação de hipersensibilidade grave).

Interação com outras substâncias: Não deve ser co-administrada com rifampicina, cetoconazol, cápsulas de alho, echinacea, ginseng, gincko-biloba e erva de São João.

Atenção: A nevirapina interfere na ação do hormônio etinilestradiol, usado em muitos métodos contraceptivos.

Compartilhe