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Saber Viver » Saber Viver n.34

12/2005

O colesterol nem sempre é o vilão

Ter colesterol alto é comum hoje em dia. Além do sedentarismo, da má alimentação e da herança genética, os remédios contra a aids também podem contribuir para o aumento do chamado “mau colesterol” (LDL) e alterações no “bom colesterol” (HDL). Porém, é importante ressaltar que o colesterol tem uma função importante no organismo. A nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (RJ), explica que o colesterol serve de matéria-prima para as membranas celulares, é o ingrediente principal dos hormônios sexuais e da bile (o suco produzido pelo fígado, essencial para a digestão de gordura) e também participa da composição da vitamina D, importante para os ossos. “Inclusive, o próprio organismo fabrica quase todo o colesterol que o nosso corpo necessita. O problema está no colesterol que adquirimos através dos alimentos. Esse é preocupante”, afirma a nutricionista.

 

Cuidado com a ingestão de gordura
Alguns cuidados importantes devem ser tomados na dieta diária. Saber escolher e utilizar o óleo de cozinha é um deles. Todos os alimentos de origem animal contêm colesterol, cujo excesso pode acarretar o acúmulo de gordura na parede das artérias, aumentando o risco de infarto, derrame cerebral, entre outras doenças. Segundo Marlete Pereira, nenhum óleo de origem vegetal possui colesterol. Entretanto, se forem reutilizados, eles se tornam um problema. “Quando comemos qualquer fritura, geramos a produção de radicais livres no organismo, que, para se defender, exagera na produção de colesterol. Quando reaproveitamos o óleo de cozinha, a produção de radicais livres é ainda maior”, explica a nutricionista, ressaltando que a quantidade ideal de ingestão diária é de 20 ml ou 2 colheres de sobremesa.

 

Salada Delícia (rica em fibras)

Ingredientes: 1 pé de alface, 1/2 de agrião, 750 g de cenoura ralada, 500 g de beterraba em rodelas(cozidas), 75 g de azeitonas pretas. Arrume em um prato de salada.

Molho vinagrete: 1/2 xícaras chá de vinagre de maçã, 1 dente de alho esmagado, 1/2 xícara de chá de azeite, 2 colheres sopa de água, 1 pitada de açúcar, pimenta do reino agosto. Coloque por cima da salada quando for servir. (Guardar em um vidro na geladeira e, antes de usar, mexer bem).

 

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