Tá na Hora

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver Edições Especiais » Tá na Hora » Tá na Hora n.01

12/2006

O dia-a-dia do seu tratamento

Adapte a terapia à rotina
Tente adequar as tomadas do medicamento às coisas que você faz todos os dias nos mesmos horários: a saída ou volta paracasa, a hora das refeições, de acordar ou de dormir, etc. Tome o remédio antes da atividade de rotina selecionada. Assim fica mais fácil lembrar de tomá-lo. Nos finais de semana ou durante as viagens, se esforce para manter os horários da medicação.

Separe os medicamentos

Você pode separar os comprimidos de que vai precisar em cada dia da semana e colocá-los em pequenos frascos (ex: frascos de filmes fotográficos). Isso facilita o transporte e garante que a quantidade diária de medicamentos seja tomada.

Sempre alerta
Para não esquecer o horário da medicação, programe o alarme do relógio ou celular para lembrá-lo. Outra idéia é anotar os horários dos medicamentos e colocar num local visível.

Não consigo comer nada
Mesmo com falta de apetite e enjôo, você tem que se alimentar durante o dia. Para os anti-retrovirais que precisam ser tomados junto com alimentos, tente ao menos um lanche. Procure a orientação de um nutricionista.

Vomitei
Caso você perceba a saída do medicamento no vômito, repita a dose. Se o vômito aconteceruma ou duas horas depois do remédio ser tomado, não o tome novamente. Espere para tomar a próxima dose do remédio no horário previsto.

O remédio acabou e eu estou sem receita
Busque a receita sempre alguns dias antes do medicamento acabar. É muito grave ficar sem os anti-retrovirais. Converse com seu médico sobre pegar receitas pré-datadas. Mas atenção: é fundamental ir às consultas de três em três meses e fazer os exames necessários com freqüência.

Esqueci de tomar o remédio
Quando esquecer de tomar os anti-retrovirais que devem ser tomados de 12 em 12 horas (duas vezes por dia) ou os que devem ser tomados de 24 em 24 horas (uma vez por dia), siga o seguinte conselho: se você lembrar do remédio com até 4 horas de atraso, tome-o imediatamente. E tome a dose seguinte na hora certa.
No entanto, o mais importante é conversar com seu médico sobre o que fazer quando esquecer de tomar o remédio. E atenção: é fundamental manter o sangue com uma dosagem de medicamento capaz de combater o HIV. Repetidos atrasos e esquecimentos das doses podem acarretar sérios problemas ao seu tratamento.

Compartilhe