Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.18

10/2002

O mundo precisa de uma vacina contra a Aids

A sensação de urgência na descoberta de uma vacina eficaz contra o HIV e que seja acessível a todos tomou conta da maioria dos participantes da Conferência de Barcelona. O principal questionamento da imprensa mundial era sobre a demora no surgimento de um produto realmente eficaz

Donald Francis, presidente da Vaxgen, empresa que desenvolve teste com o único produto vacinal em fase 3 (etapa em que se verifica a eficácia do produto), apresentou resultados da pesquisa na Conferência. Empolgado, Francis afirmou que o produto foi capaz de gerar resposta imunológica para outras infecções. Mas vale ressaltar que essa vacina não teria a capacidade de imunizar uma pessoa contra o HIV. Ela é apenas parte importante de um processo. Francis fez um apelo a todos os governos para que se empenhem no assunto, viabilizando novas pesquisas. Os testes do produto da Vaxgen envolvem 5.400 voluntários dos EUA, Canadá, Holanda e Porto Rico.

Brasil assina acordo com IAVI
A Coordenação de DST/Aids do Ministério da Saúde está fazendo a sua parte e assinou em Barcelona um convênio com a IAVI (Iniciativa Internacional de Vacina Contra a Aids) para o desenvolvimento de vacinas viáveis a países em desenvolvimento. O acordo prevê a participação cientifica e econômica do Brasil em pesquisas na área.

Gallo sugere que medicamento seja base para vacina 
O pesquisador Roberto Gallo sugeriu, durante sua apresentação em Barcelona, que as vacinas contra a Aids tivessem como objetivo os resultados obtidos com os inibidores de fusão (nova classe de medicamentos que inibe a entrada do HIV na célula). Para o pesquisador, ao bloquearem a entrada do vírus na célula, esses medicamentos atuam mais em vírus que já apresentaram resistência a outras drogas, o que é um desafio para uma futura vacina. “Seria uma alternativa para prevenção e para tratamento”, diz Gallo.

Compartilhe