Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.02

01/2000

O dia a dia com os remédios

Organize-se

Como você sabe, em cada edição da revista Saber Viver, a seção passo a passo dará sugestões de como incluir, sem grandes transtornos, os remédios contra Aids no seu cotidiano. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas esquecer de tomar a medicação ou tomá-la de forma errada é muito perigoso, pois os remédios podem deixar de fazer efeito. Junto com seu médico escolha os melhores horários para você tomar seus medicamentos. Siga com atenção todas as instruções que ele der. Quando for a uma consulta, anote todas as suas dúvidas em um papel e não tenha vergonha de perguntar. O médico sabe que a Aids é uma doença complicada e que é sua função esclarecer ao paciente sobre todos os cuidados que devem ser tomados. Nós, aqui da revista, esperamos dar nossa contribuição através do personagem João, que neste número vai mostrar como organiza o seu dia para tomar os seguintes medicamentos: ESTAVUDINA, ddI e EFAVIRENZ.
Você não precisa fazer exatamente como o João. Mas existem algumas regras que têm que ser respeitadas.

ESTAVUDINA (d4T, Zeritavir) – 1 cápsula de 12 em 12 horas, ou seja, 2
vezes ao dia.

ddI (Didanosina, Videx)- 4 comprimidos diluídos em meio copo de água, 1 vez ao dia, em jejum. Ou seja, para tomá-lo você não pode comer nada 45 minutos antes nem 45 minutos depois.Beba somente água.

EFAVIRENZ (Estocrin)- 3 cápsulas, 1 vez ao dia, de preferência
antes de dormir.


7hs da manhã

A primeira coisa que João faz ao acordar é colocar os quatro comprimidos de ddI para dissolver em meio copo de água. Enquanto os comprimidos dissolvem, ele toma logo a cápsula de ESTAVUDINA, para não esquecer. Depois João toma o ddI dissolvido e, como tem que esperar 45 minutos para tomar o café da manhã, ele aproveita para tomar banho e se arrumar.

7hs da noite
Já se passaram 12 horas desde que João tomou a primeira cápsula de ESTAVUDINA. Ele deve agora tomar a segunda.

11hs da noite
Antes de dormir, João toma as 3 cápsulas de EFAVIRENZ. Esta é a melhor hora para tomá-las, porque o EFAVIRENZ pode provocar alguns sintomas que atrapalham o rendimento diário, tais como alterações no humor. Mas isto passa após os primeiros dias. O importante é nunca esquecer de tomá-lo.

Compartilhe