Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.07

06/2005

Os anti-retrovirais “frescos”

Medicamentos que necessitam de refrigeração merecem cuidados especiais durante o armazenamento e
na hora da dispensação

As altas temperaturas registradas na maior parte do Brasil estão, em geral, longe da temperatura ambiente, inferior a 25ºC, recomendada para o armazenamento dos medicamentos termolábeis (sensíveis ao calor). Por isso, é preciso muito cuidado com o armazenamento e a dispensação dos anti-retrovirais lopinavir/ritonavir, ritonavir e saquinavir cápsula mole, pertencentes a essa categoria.

Armazenamento mal feito prejudica a eficácia 
Segundo o farmacêutico Gustavo Mizuno, da equipe de farmácia do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, em São Paulo-SP, para conservar a integridade dos medicamentos dentro das farmácias, o armazenamento dos antiretrovirais lopinavir/ritonavir, ritonavir e saquinavir cápsula mole deve sempre ser feito em refrigeradores apropriados. Apesar de não haver problemas em armazená-los, por períodos de 30 a 90 dias, a uma temperatura ambiente inferior a 25ºC, esse procedimento não deve ser seguido pelas farmácias. Além das temperaturas no Brasil serem em geral mais altas do que 25°C, freqüentemente as drogas ficam estocadas por longos períodos.

Quando as orientações de armazenamento não são seguidas, os medicamentos podem estragar e perder a eficácia. “A cápsula gelatinosa dos termolábeis grudam umas nas outras com facilidade quando expostos a temperaturas superiores a 25º C, e isso pode comprometer o medicamento”, explica Mizuno.

Atenção ao paciente na hora da dispensação 
Ao dispensar medicamentos termolábeis, o profissional deve ressaltar para o paciente a importância de guardá-los em locais frescos. “Os usuários devem ser orientados a armazenar esses anti-retrovirais em um lugar arejado, de preferência com temperatura inferior 25°C, e sem exposição direta à luz”, recomenda o farmacêutico. Para aqueles que vivem nas regiões mais quentes do país, onde a temperatura quase sempre ultrapassa 25°C, é aconselhável usar a geladeira, sempre que possível, ou um isopor com gelo.

SAIBA +
Para saber mais sobre o armazenamento de ARV acesse o site:http://www.aids.gov.br/final/biblioteca/ adulto_2004/consenso.doc

Remédio Temperatura de armazenamento Durabilidade em temperatura ambiente (<25ºC)
lopinavir/ritonavir 2 a 8º C Evitar congelamento e luz direta 2 meses
ritonovarir 2 a 8º C Evitar congelamento e luz direta 30 dias
saquinavir cápsula mole 2 a 8º C Evitar congelamento e luz direta 3 meses

Compartilhe