Saber Viver Jovem

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver Edições Especiais » Saber Viver Jovem » Saber Viver Jovem n.02

02/2009

Peguntas sem-vergonha

Jovens tiram suas dúvidas sobre o HIV e sua transmissão

TEM PERGUNTAS QUE A GENTE FAZ LOGO, TEM OUTRAS QUE A GENTE DEIXA PRA FAZER OUTRO DIA. ASSIM, UMA DÚVIDA SIMPLES PODE VIRAR UM TORMENTO COMO, POR EXEMPLO, NÃO BEIJAR NA BOCA POR TER VISTO UMA GOTINHA DE SANGUE NA GENGIVA ENQUANTO ESCOVAVA OS DENTES. PODE SER, TAMBÉM, QUE O MENINO PASSE POR ANTIPÁTICO POR NÃO QUERER EMPRESTAR UM SABONETE. SEM FALAR NA MENINA QUE TEM VERGONHA DE PERGUNTAR SE PODE TRANSAR SEM CAMISINHA COM O NAMORADO, JÁ QUE ELE TAMBÉM É SOROPOSITIVO. POR ESSAS E OUTRAS, CONVIDAMOS ALGUNS MENINOS E MENINAS A DEIXAREM A VERGONHA EM CASA E IREM AO HOSPITAL DOS SERVIDORES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONVERSAR COM UM DOS MÉDICOS DE LÁ, O INFECTOLOGISTA LUIZ FERNANDO CABRAL PASSONI. ELES APROVEITARAM A OPORTUNIDADE PRA BOTAR A BOCA NO TROMBONE.

Meu namorado também é soropositivo. A gente pode transar sem camisinha?
Não. Sempre há o risco de vocês se infectarem com um vírus mais resistente aos remédios usados no Brasil contra a aids. Se você se infectar de novo, pode atrapalhar muito o tratamento.

De vez em quando minha gengiva sangra enquanto escovo os dentes ou passo fio dental. Quando isso acontece, posso dar beijo na boca?
Se for só uma gotinha de sangue no momento de escovar os dentes, pode. Nesse caso, a quantidade de sangue é muito pequena e a própria saliva produz uma substância contra o vírus. Mas ninguém deve beijar com a boca machucada, seja portador do HIV ou não.

Todo mundo sabe que o HIV não passa pelo copo, nem pelo talher. Mesmo assim, tem gente que não gosta de usar a mesma louça que eu. Por quê?
O hábito de separar louça de quem tem alguma doença é antigo. Vem da época em que havia muita tuberculose, mas nem a tuberculose passa pela louça. Não fazia sentido separar a louça de quem tinha tuberculose, como não tem sentido separar a louça de quem tem HIV. Mesmo assim, algumas pessoas mantiveram o hábito e o preconceito. Isso é uma bobagem!

E se, em vez de usar camisinha, a gente tirar na hora agá?
Não adianta. O risco é o mesmo de transar sem camisinha, porque o homem solta um pouco de esperma antes de gozar. É bom lembrar que a secreção que a mulher produz na vagina também transmite HIV.

Pode dividir alicate de unha?
O problema maior do alicate de unha para quem já tem o HIV é o risco de contrair outros vírus, como o da hepatite B e o da hepatite C.
Alicate pode ser perigoso principalmente quando se tira “bife”.

Se eu sofrer um acidente de carro e for socorrido por uma pessoa que não tenha luvas na hora, ela pode ser contaminada pelo meu sangue?
O vírus só vai sobreviver se entrar no outro corpo, ou seja, se infectar outra célula. Se uma pele intacta (sem machucado) tiver contato com o sangue contaminado nada acontece.

Meu sabonete só eu que uso. Também separo minha toalha de banho. Não é melhor?
O HIV não é transmitido pelo sabonete nem pela toalha de banho.

E mordida de mosquito? Lá em casa tem um monte de pernilongo.
Mordida de mosquito não transmite HIV. Se preocupar com mosquito é delírio!

Às vezes minha irmã quer usar meus brincos. Posso emprestar?
Pode.O brinco não tem contato com o sangue, só com a pele. Só haveria risco se houvesse sangue no buraco da sua orelha e você passasse o seu brinco mediatamente para sua irmã. Com o piercing é a mesma coisa.

Meu filho adora me abraçar e me beijar no rosto. Como ele só tem um ano, tenho medo que pegue o HIV assim.
Beijar e abraçar não passa o HIV.

E se a mulher é soronegativa, mas o homem é soropositivo?
Nesse caso, eles podem recorrer à inseminação artificial com lavagem do esperma. Assim, a mulher já recebe o esperma sem o vírus. Converse com o seu médico sobre isso.

Minha médica só fala que meu CD4 está bom. O que quer dizer?
As células CD4 são as células do corpo que nos protegem contra várias infecções. O HIV destrói as células CD4 e, então, todo dia nosso organismo tem que produzir novas células para que o seu número esteja bom, ou seja, sempre acima de 200 por mililitro de sangue. Melhor ainda se acima de 350.

Posso engravidar e dar de mamar?
Não pode amamentar. O neném não pode nem botar a boca no peito porque corre o risco de pegar HIV pelo líquido que sai do peito antes do leite. Se a mulher que tem o HIV engravida e não faz nada, ela tem uma chance de 30 a 40% de passar o HIV para o neném. Se ela for medicada durante a gravidez, tem de 1 a 2% de chance.

Quando descobri o HIV tive depressão. Depressão mata?
Se for muito grave, a depressão pode matar. A pessoa pode deixar de se alimentar e morrer por desnutrição. Por outro lado, a depressão diminui as defesas do organismo e qualquer combate ao HIV depende dessas defesas. Mas, quando a pessoa descobre que
tem HIV, é normal que ela fique deprimida por um tempo. Se sentir algo de estranho, fale com o seu médico.

Pensei que o pai da minha filha tinha morridode aids,mas o atestado de óbito diz que ele morreu de insuficiência respiratória. Por quê?
Se o atestado de óbito diz que ele morreu de insuficiência respiratória, o que o levou à morte foi o fato de os pulmões não estarem funcionando. Isso acontece, em geral, em casos de pneumonia, tuberculose ou infecção generalizada. O pai da sua filha não devia estar fazendo o tratamento direito, porque o HIV destruiu as defesas do organismo dele.

A cesariana é mais segura que o parto normal?
Não. Durante a gestação, o medicamento evita que o vírus passe pelo cordão umbilical. Mas ele também pode passar para o bebê na hora do parto, seja na cesariana ou no parto normal. A indicação da cesariana deve ser avaliada caso a caso.

Por quantos anos uma pessoa com HIV pode ficar bem sem tomar remédio?
De sete a dez anos. Nesse período o seu organismo está em equilíbrio com o vírus – o organismo repõe o que o vírus destrói em quantidade de células. Em casos raros, esse período é de apenas três anos. Em outros casos, também raros, o organismo se mantém em equilíbrio com o vírus por 15 anos.

Dizem que ninguém morre de aids. Como assim?
Quando o HIV destrói as células CD4, ele destrói nossas defesas e, então, várias infecções e vários tipos de câncer podem ocorrer. São essas doenças que podem levar à morte se não forem tratadas a tempo. Se o seu CD4 está bom e se você toma os remédios direito, você está protegido dessas doenças.

Se eu não posso transar sem camisinha, como vou engravidar?
Existem alternativas. Converse com o seu médico sobre isso.

Depois que eu começar a tomar remédio, vou poder ser jogador de basquete? Tenho medo de ter problemas com o exame antidoping.
O antidoping não tem nada a ver com o antiretroviral. Ninguém pode ser proibido de praticar esporte.

Quer tirar suas dúvidas?
Escreva para
contatosite@saberviver.org.br

Compartilhe