Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.42

03/2008

Pensando no Futuro

Segunda edição da Saber Viver Jovem é lançada no Rio de Janeiro

Foi lançado em dezembro o segundo número da revista Saber Viver Jovem. Desta vez, a Saber Viver reuniu adolescentes soropositivos em oficinas de literatura e artes para criar junto com eles as matérias da revista. Foram 25 encontros reunindo cerca de 30 adolescentes, como Bianca, de 15 anos, Suellen, de 20, e Wallace, de 17, que ajudaram na reportagem da publicação.
Os três puderam conhecer Wiliam, de 20 anos, e Elizana, de 15, um casal sorodiscordante que deu uma entrevista contando como é namorar quando um tem o HIV e o outro não tem. Ficaram amigos de Fábio, 20 anos, que contou sua história, e também do Victor, da Tamires, da Aline.
Nos encontros, rolava cada dia uma coisa. Teve aula de teatro, de desenho e de artesanato. Uma vez, uma professora de literatura levou cada um a escrever sobre o que se passava por suas cabeças. Outra vez, um médico esclareceu as dúvidas que a turma vinha guardando sobre o HIV.

Planejando o futuro
Pensando na vida que o avanço da terapia anti-retroviral pode proporcionar a esses jovens, o projeto ganhou o nome Pensando no Futuro. Para editar a revista, a Saber Viver contou com o patrocínio da Aids Alliance. Atualmente, os encontros com os jovens têm o apoio da Save the Children, ambas ONGs inglesas. Também foram fundamentais as parcerias com o Grupo Pela Vidda Niterói e com a equipe de profissionais de saúde do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. O resultado já pode ser conferido nas páginas da revista, que teve tiragem de 40 mil exemplares e uma edição em inglês. Só para dizer o mínimo: abalou!

 

Compartilhe