Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Saber Viver » Saber Viver n.04

05/2000

Respeite o horário da sua medicação

Para conviver bem com a Aids é preciso disciplina

Em todas as edições da revista Saber Viver o personagem João dá sugestões de como organizar a vida sem esquecer de tomar todos os medicamentos necessários para conviver bem com o vírus da Aids. Já foram publicadas 3 combinações diferentes. No número 1, João tomava BIOVIR e VIRACEPT; no número 2 foi a vez de mostrar como incluir na rotina do dia a dia a ESTAVUDINA, o ddI e o EFAVIRENZ e na terceira edição da revista demos dicas sobre o BIOVIR e o CRIXIVAN. A partir do número 4 a tiragem da revista aumentou. Hoje a Saber Viver está chegando às mãos de muito mais pessoas soropositivas. Caso você seja um desses novos leitores e queira saber quais são as sugestões publicadas na seção Passo a Passo dos números anteriores, escreva-nos. Nós iremos avaliar a melhor maneira de reproduzir estas matérias para você.

Neste número, João sugere como tomar
os remédios:
AZT, VIRAMUNE e ddI

AZT (Zidovudina, Retrovir) – Devem ser tomadas 3 cápsulas, 2 vezes por dia, de
12 em 12 horas.

VIRAMUNE (Nevirapina) – Durante os primeiros 14 dias do tratamento, você deve tomar apenas 1 comprimido por dia. A partir do 15º dia você deve passar a tomar 1 comprimido 2 vezes por dia, de 12 em 12 horas. Este procedimento diminue a incidência do rash (bolinhas vermelhas que aparecem na pele), principal efeito colateral provocado pelo VIRAMUNE. Converse com o seu médico.

ddI (Didanosina, Videx) – Deve ser tomado dissolvendo 4 comprimidos em meio copo d’água 1 vez ao dia, em jejum. Isto significa ficar sem comer nada por pelo menos 45 minutos antes e 45 minutos depois de tomá-lo.

7hs da manhã
Na mesa do café da manhã do João estão as 3 cápsulas de AZT e 1 comprimido de VIRAMUNE que ele toma com o café com leite. É mais fácil lembrar dos remédios quando você os ingere junto com alguma coisa que faz sempre no mesmo horário, como a hora de acordar ou dormir, o horário das refeições, a hora de sair para o trabalho ou a hora em que chega em casa.

7hs da noite
Você pode fazer como o João. Ele chega do trabalho e toma os 3 remédios juntos: 3 cápsulas de AZT, 1 comprimido de VIRAMUNE e 4 comprimidos de ddI dissolvidos em água. É mais prático e não tem o menor problema. Mas não se esqueça, o ddI deve ser tomado respeitando o jejum de 45 minutos antes e depois. Caso 12 horas depois de tomar o AZT e o VIRAMUNE da manhã, você ainda não esteja em casa, não esqueça de levá-los numa caixinha. Neste caso, você deve tomar o ddI sempre antes de dormir e pelo menos 45 minutos depois de comer.

Última dica
Não falte às consultas médicas, nem deixe de fazer os exames necessários. Tomar os remédios corretamente e não adoecer é ótimo. Mas quem vive com o vírus da Aids, precisa de acompanhamento médico constante.

Compartilhe