Publicações

  • Fonte normal
  • Aumentar fonte
  • Adicionar a favoritos
  • Imprimir
  • Envie para um amigo:





Solução » Solução n.17

02/2007

Ritonavir (Norvir)

Saiba mais sobre os anti-retrovirais
RITONAVIR (Norvir)
Inibidor de Protease

Apresentação
Cápsulas de 100mg

Conservação
2 a 8º C, evitar congelamento e a luz direta do sol. Quando não for possível manter sob refrigeração: 30 dias à temperatura ambiente.
Já está em fase de estudos a formulação do ritonavir em comprimidos que dispensa geladeira e tem melhor tolerabilidade.

Como tomar
O ritonavir tem o papel de adjuvante farmacológico nos esquemas de terapia antiretroviral com inibidores de protease. Ou seja, quando tomado em associação a outros medicamentos de sua classe, atua como potencializador desses remédios, aumentando os seus níveis plasmáticos. O Kaletra (ou lopinavir/r), por exemplo, é um medicamento que já associa 33 mg do ritonavir a 133mg do lopinavir em um único comprimido (a formulação de Kaletra com 200mg de lopinavir e 50 de ritonavir ainda não está disponível no Brasil). Ritonavir 100mg é associado com amprenavir 600mg, atazanavir 300mg, indinavir 800mg, saquinavir 1.000mg (ou ritonavir 400mg com saquinavir 400mg).

Principais esquemas terapêuticos
AZT + 3TC + indinavir/r 1x ao dia
AZT + 3TC + lopinavir/r 2x ao dia
D4T + 3TC + Indinavir/r 2x ao dia
D4T + 3TC + lopinavir/r (Kaletra) 2x ao dia
Tenofovir + 3TC + indinavir/r* 2x ao dia
Tenofovir + 3TC + lopinavir/r (Kaletra) 2x ao dia
Possíveis efeitos adversos Intolerância gastrointestinal (diarréia, náusea e vômito, flatulência, alteração do paladar, anorexia), parestesias, cefaléia, astenia, tonturas, insônia, elevação de CPK e ácido úrico, possível aumento de sangramento em hemofílicos, aumento das enzimas hepáticas, hepatite clínica, dislipidemia, lipodistrofia, hiperglicemia e diabetes.

Principais interações com outras substâncias
Alprazolam/clonazepam/diazepam/lorazepam, amiodarona, bepridil, astemizol/terfenadina, etinilestradiol, fenitoína, lovastatina e sinvastatina, midazolam/triazolam, rifampicina e vitamina E.

Compartilhe