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Saber Viver » Saber Viver n.46

08/2010

Sal x temperos naturais

O tempero mais usado no Brasil é o sal. Segundo a nutricionista Marlete Pereira, do Hospital Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro, podemos ingerir 2400 mg de sódio (principal constituinte do sal) por dia, mas constantemente ultrapassamos essa quan tidade. Marlete alerta que quanto maior a ingestão de sal ou sódio, maior o risco de desenvolver pressão arterial alta, podendo causar problemas no coração e rins.

A maioria dos alimentos já possui sódio. “Aqueles com mais sódio são os industrializados, como temperos (tabletes de caldo) e conservas (azeitonas), macarrão instantâneo, molhos, batatas chips, atum em conserva e extrato de tomate”, afirma Marlete. Os doces industrializados também entram nestalista. “Assim como os refrigerantes e pães, esses doces contêm conservantes que possuem sódio”, explica. Uma boa dica para evitar o abuso é ficar atento aos rótulos dos alimentos antes de comprá-los.

Segundo Marlete, o sal light, com teor de sódio reduzido, não deve ser usado sem recomendação médica. “Ele é indicado para quem já tem restrição de sal”, diz a nutri cionista. Já o sal marinho, por não ser refinado, po de ser mais bem absorvido pelo organismo. Ainda assim, não exagere!

Temperos naturais

Já que a melhor opção é cortar ao máximo a quantidade de sal da dieta, que tal abusar das ervas e temperos naturais? Marlete indica alguns: cebolinha, alecrim, orégano, cebola, louro, alho, limão e ervas finas. Além de realçarem o sabor dos alimentos, eles ainda ajudam na digestão e são ricos em vitaminas.

Receita Ratatouille

Ingredientes: 4 abobrinhas; 2 berinjelas; 4 tomates; 2 pimentões verdes; 1 pimentão vermelho; 1 cebola grande; 2 dentes de alho; 1 folha de louro; Salsinha; Manjericão; Pimenta do reino; Azeite

Modo de preparo: Corte a cebola em fatias e o alho, a salsinha e o manjericão batidinhos. Retire as sementes dos pimentões e corte em quadrados. Corte as berinjelas, as abobrinhas e os tomates (sem sementes) em cubinhos. Refogue a cebola, o alho e os pimentões no azeite, mexendo de vez em quando. Coloque pimenta. Quando o pimentão estiver quase amolecendo coloque a berinjela. Após 10 minutos, coloque o restante dos ingredientes. Pode ser servido quente ou frio.

 

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